Em outubro, a Casa Roque Gameiro e o Museu Municipal de Arqueologia irão promover um conjunto de iniciativas, todas em modo presencial.
Visitas orientadas à Casa Roque Gameiro (1 a 5 outubro), à Zona Industrial da Venda Nova (15 outubro), e às instalações da antiga fábrica da Sorefame (27 out) são algumas das propostas.
A 16 de outubro haverá uma Oficina do Postal ilustrado, no âmbito da exposição sobre Manuel Roque Gameiro e a noite de 29 de outubro será dedicada ao Dia das Bruxas, com um Peddy Paper dirigido aos mais novos.
Estão ainda de regresso as Oficinas Temáticas e as Visitas Orientadas dirigidas ao público escolar. Com marcação prévia, e destinadas a escolas e grupos organizados, as crianças poderão conhecer o património histórico da cidade e participar em oficinas como o “Pãozinho Quentinho”, “Jardim Florido”, Pedrinha Aqui, Pedrinha Acolá”, entre outras.
Outubro | Programação
1, 2, 3 e 5 outubro (sexta-feira, sábado, domingo e terça-feira) | Visitas orientadas
Tema: Roque Gameiro e os Ideais Republicanos
Horários: 1 e 3 outubro (sexta e domingo) - 16h00/17h00 | 2 e 5 outubro (sábado e terça) – 10h30/11h30 Sinopse: Através de um percurso orientado pela Casa Roque Gameiro, o visitante ficará a saber mais sobre os ideais republicanos que Alfredo Roque Gameiro seguiu e defendeu ao longo da sua vida, e a forma como os mesmos se refletiram na sua obra e na sua Casa.
Destina-se a famílias e participantes individuais Número limitado de vagas
Local: Casa Roque Gameiro
15 de outubro (sexta-feira) | Visita orientada
Tema: Visita orientada à zona Industrial da Venda Nova Horário: 14h30/17h30
Sinopse: A visita tem início na Rua Elias Garcia, no local onde se situavam os Laboratórios Lepetit e, percorrendo as Ruas João de Deus, Latino Coelho, Henrique Paiva Couceiro, Vice-Almirante Azevedo Coutinho e Rua das Fontainhas, iremos identificar os edifícios ou locais onde laboraram, na segunda metade do século XX, algumas das mais importantes indústrias nacionais, como por exemplo a BIS - Sociedade Industrial de Borrachas, a J.B. Corsino, a COMETNA, a SOREFAME, a SOTANCRO, a CEL CAT e os Laboratórios Vitória, entre outros.
Destina-se a famílias e participantes individuais
Ponto de encontro: Rua Elias Garcia, junto à Trav. da Cruz 38.756644, -9.220792 Fim: Rua Elias Garcia, junto aos Laboratórios Vitória 38.754163, -9.212982 Número máximo de participantes: 10
Prazo limite para a inscrição: 12 de outubro
Nota: Percurso não circular, caminhada fácil (cerca 3,7 a 4 Km) sem desníveis
Aconselha-se os participantes a trazer smartphone ou tablet com o ficheiro digital do catálogo da exposição temporária "Memórias da Indústria da Amadora", patente ao público no Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, que contém imagens, datadas de 1961, dos espaços a percorrer. A hiperligação para o download do catálogo será enviada via e-mail, com a confirmação da inscrição.
16 de outubro (sábado) | Oficina no âmbito da exposição sobre Manuel Roque Gameiro
Tema: Oficina do Postal Horário: 14h30/17h30
Sinopse: O postal ilustrado foi veículo para artistas e ilustradores fazerem circular as suas obras fora do circuito expositivo e alcançar outros públicos. Manuel Roque Gameiro não foi uma exceção na sua geração e também utilizou este meio para divulgar o seu trabalho.
Vamos aprender a fazer e enviar um postal ilustrado. Destina-se a famílias e participantes individuais Número limitado de vagas
Local: Casa Roque Gameiro
27 de outubro (quarta-feira) | Visita orientada
Tema: Visita às instalações da antiga Sorefame – C.P. – Comboios de Portugal e à exposição “A Ferro e Fogo: Sorefame e Cometna” e “Memórias da Indústria na Amadora”
Horário: 14h00/16h30
Destina-se a famílias e participantes individuais
Ponto de encontro: Antigas instalações da SOREFAME - C.P. – Comboios de Portugal Fim: Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, Beco do Poço, Parque Aventura Número máximo de participantes: 10
Prazo limite para a inscrição: 20 de outubro
29 outubro (sábado) | Peddy paper
Tema: Dia das bruxas – Peddy paper na Casa Roque Gameiro
Sinopse: As portas do mundo dos mortos estão abertas…temos de proteger a casa Roque Gameiro das almas penadas… através de um jogo de pistas ficarás a saber como se festejava esta data em épocas passadas….os fantasmas contam-te tudo. Destina-se a crianças entre os 4 e os 14 anos (acompanhadas de pelo menos 1 adulto) e participantes individuais.
Realiza-se com um número mínimo de 10 e máximo de 50 crianças
Horário: Entre as 21h00 e as 23h00 (hora de entrada pré-definida por grupos) NOTA: É obrigatório o uso de fatos horrendos e máscaras assustadoras!
Local: Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira
Ano letivo 2021-2022 |”Museu em Ação” e “Venha conhecer os cantos à Casa” – Inscrições abertas
Oficinas temáticas e Visitas orientadas
De terça a sexta-feira, às 10h00 e às 14h30 Destina-se a escolas e grupos organizados.
Oficinas: Pãozinho quentinho, Jardim florido, Pedrinha aqui, pedrinha acolá, entre outras…
Visitas orientadas: Necrópole de Carenque, Villa romana da Quinta da Bolacha, Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, Casa Roque Gameiro, Moinho de vento do Penedo
Local: Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, Parque Aventura, Beco do Poço e Casa Roque Gameiro, Praceta 1.º de Dezembro, n.º 2
Informações
Todas as atividades são gratuitas e necessitam de inscrição prévia por telefone, número 214 369 090.
Deve ser indicado o nome completo do participante e o contacto telefónico.
As inscrições devem ser feitas até 48 horas antes da data da sua realização, ou conforme indicado.
As desistências devem ser comunicadas no mínimo com 24 horas de antecedência, sob pena de impedimento de inscrição noutras atividades.
Moradas
Casa Roque Gameiro
Praceta 1.º de Dezembro, n.º 2, 2700-672 Amadora
Horário: de terça a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30; domingos das 14h30 às 17h30. Aberto aos feriados
Museu Municipal de Arqueologia/Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira
Parque Aventura, Beco do Poço, 2700-000 Amadora
Horário: de terça a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00; domingos das 14h30 às 17h30. Aberto aos feriados
Núcleo Monográfico da Necrópole de Carenque
Serra das Brancas, Topo da Av. Luis de Sá, 2700-000 Amadora
Horário inverno: Sábado das 13h00 às 17h00 e domingo das 10h00 às 15h00.