“São Todas Sardinhas!”, dinamizada pelo Serviço Educativo dos Museus Municipais, mostra a importância da inclusão e da aceitação das “diferenças”, através de duas personagens fictícias, a dona de uma fábrica de conservas e de uma sardinha.
A atividade decorreu, na passada sexta-feira à tarde, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, onde os espectadores, do projeto Sem (In) diferenças da APPACDM de Setúbal, entre os 11 e os 18 anos, puderam participar diretamente com a elaboração de desenhos de rótulos de antigas latas de sardinhas da marca “Berthe”.
As Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema “Património Inclusivo e Diversificado”, foram lançadas pelo Conselho da Europa em França em 1985 e envolvem atualmente mais de cinco dezenas de países signatários da Convenção Cultural Europeia de 19 de dezembro de 1954.
Organizadas conjuntamente com a Comissão Europeia desde 1999, as Jornadas evidenciam a diversidade das tradições e saberes locais, estilos arquitetónicos e obras de arte que, no seu conjunto, constituem o património europeu.
As comemorações das Jornadas Europeias do Património incluíram ainda, no sábado de manhã, um ensaio aberto pelo Ensemble Juvenil de Setúbal, no Forte de Albarquel, que marcou o arranque da temporada 2021-2022.