No próximo domingo, dia 26, pelas 16h00, o Moinho da Ordem, integrado no Complexo Cultural da Levada de Tomar, será palco da apresentação do livro “Histórias de amor”, da autoria de Maria Joana Almeida. A cerimónia de lançamento desta obra, editada pela Elefante Editores, contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Tomar, Hugo Cristóvão, que assumirá a responsabilidade de apresentar o livro ao público.
Maria Joana Almeida, uma figura conhecida no campo da Educação Especial, é também formadora na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A sua paixão pela educação levou-a a criar, em 2015, um blogue dedicado a esta temática, intitulado "Pedimos gomas como resgate". A sua voz faz-se ainda ouvir através de colaborações com o jornal Público, onde publica artigos de opinião sobre educação.
“Histórias de amor” marca a segunda incursão de Maria Joana Almeida no mundo literário, seguindo-se à sua obra de estreia, “Estamos todos em fila de espera para a morte”. Considerado pela autora como um “livro muito pessoal e catártico”, este primeiro trabalho é agora complementado por esta nova publicação, que explora o género da prosa poética. Segundo a autora, este livro surgiu “quase que naturalmente” e representa uma continuação do seu percurso literário.
Sobre o conteúdo da obra, Maria Joana Almeida reflete sobre o amor como uma força motriz fundamental na vida humana. “É o que fica, dos momentos ainda que breves, de interação com os outros, que definem a nossa perceção do mundo e o desenho do nosso caminho”, afirma a autora, salientando a importância das relações interpessoais e do amor na construção da experiência e percepção individual.