No âmbito das celebrações dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, José Pacheco Pereira inaugura a exposição "Unidos Venceremos! Protesto, sindicatos e greves no Marcelismo (1968-1974)", na próxima sexta-feira, 24 de novembro, às 18h00. Esta mostra representa um estudo aprofundado sobre as greves e manifestações durante o período do Marcelismo, revelando mais de 300 eventos de contestação.
A exposição, que decorre no Espaço AJE, oferece uma visão singular sobre a resistência ao regime ditatorial, com base em documentação inédita da Legião Portuguesa (LP) e da PIDE-DGS. Este acervo documental, fundamental para compreender a estrutura repressiva do Estado Novo – envolvendo a PIDE-DGS, PSP, GNR e LP –, é apresentado pela primeira vez ao público.
Um dos aspetos mais relevantes da exposição é a ênfase dada ao papel das mulheres, particularmente das trabalhadoras do setor têxtil e lanifícios, na luta sindical e nos movimentos de protesto da época. "Unidos Venceremos! Protesto, sindicatos e greves no Marcelismo (1968-1974)" é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e da Ephemera - Associação Cultural, contando com a colaboração da Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Arquivo Nacional do Som, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal do Barreiro e CP – Comboios de Portugal.
A exposição estará aberta ao público até 31 de janeiro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às17h30, proporcionando uma oportunidade única de mergulho na história recente de Portugal.