A Campanha "Papel por Alimentos" é uma ação promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, com contornos ambientais e de solidariedade: todo o papel recolhido é convertido em produtos alimentares a distribuir pelos mais carenciados.
O valor obtido pela venda do papel a operadores de resíduos certificados é convertido pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares em produtos alimentares básicos, para distribuir localmente às diferentes instituições do Concelho de Vila de Rei.
A Campanha "Papel por Alimentos" integra-se num ideal mais vasto de sensibilização para a importância do papel de cada pessoa na sociedade e no mundo e para a possibilidade de recuperar e reutilizar coisas que parecem não ter valor. É uma oportunidade para que, com um pequeno gesto, cada pessoa possa desempenhar um papel essencial na luta contra a fome, contribuindo ao mesmo tempo para a proteção do ambiente e da natureza.
O Município de Vila de Rei, juntamente com o Agrupamento de Escolas do concelho desafiam todos os munícipes a participar doando papel, livros, jornais, entre outos, entregando-os nos seguintes locais:
- Escola Básica Integrada do Centro de Portugal;
- Câmara Municipal de Vila de Rei;
- Junta de Freguesia da Fundada;
- Junta de Freguesia de São João do Peso;
- Junta de Freguesia de Vila de Rei;
- Estaleiro Municipal;
- Unidade Móvel Esperança porta a Porta.
Nestes locais pode entregar todo o tipo de papel, nomeadamente:
- Jornais/revistas;
- Fotocópias;
- Papel de rascunho;
- Impressos e folhetos publicitários;
- Envelopes;
- Papel de fax;
- Papéis timbrados;
- Arquivos mortos;
- Entre outros.
Esta campanha é uma oportunidade para que cada pessoa possa, apenas com um pequeno gesto, desempenhar um papel essencial na luta contra a fome, contribuindo ao mesmo tempo para a proteção da natureza.
No final do mês de janeiro de 2022 serão tornados públicos os resultados desta campanha.