Os sabores contemporâneos de Bocage, que remontam ao século XVIII, voltaram a ganhar textura, tempero e aroma com a iniciativa “À Mesa com Bocage”, realizada na terça-feira, na Casa da Baía, em Setúbal, no âmbito das Comemorações Bocagianas 2021.
Numa parceria desenvolvida entre a Câmara Municipal e a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, um jantar recriou pratos da época do poeta sadino, com a particularidade de terem sido recuperados a partir dos próprios poemas de Bocage.
A experiência gastronómica foi conduzida pelo chef Mauro Loureiro, da Escola de Hotelaria, que estudou a obra bocagiana e selecionou receitas descritas em alguns versos.
Os participantes nesta experiência única tiveram a companhia do próprio Bocage, personificado pelo ator José Nobre, que interagiu com os comensais e declamou alguma da poesia de Elmano Sadino.
O evento, com a colaboração da AliusVetus – Associação Cultural Histórica e Património e da empresa Além-Mar, apresentou uma ementa com caldo bocagiano, papas de milho com carapau frito, empadas de iscas e ervilhas com ovos e toucinho.
As propostas para sobremesa foram arroz-doce com leite de ovelha e água de laranjeira.
Nas bebidas, foram servidos ponche e capilé.