A primeira edição da Festa do Mar, com produtos exclusivamente da região e as ostras em particular destaque, abriu na quarta-feira e decorre até domingo no Largo José Afonso, numa organização da Câmara Municipal de Setúbal.
No dia da abertura, grande parte do público foi ao Largo José Afonso especialmente para comer ostras, mas também aproveitou as outras propostas gastronómicas, o artesanato e a oferta musical, tendo os produtores e os músicos interagido com os visitantes para explicarem o seu trabalho.
A Festa do Mar – Especial Ostra de Setúbal foi inaugurada pela vice-presidente da Câmara Municipal, Carla Guerreiro, que sublinhou o facto de o evento dar a conhecer “produtos locais”, quer gastronómicos, quer vinhos da região. “Esperamos que venham, setubalenses e outras pessoas que nos queiram visitar, e que passem aqui um bom bocado.”
O certame, inserido na estratégia municipal de promoção gastronómica e turística do concelho, conta com a participação de quatro produtores locais de ostras e com um espaço de pratos de marisco adquirido na cidade.
As ostras ao natural, com topping ou cozinhadas são as sugestões apresentadas por Best Fish, Exporsado, Neptun Pearl e Ostra Ribeiro, em quatro menus com vários preços.
Além de ostras, a oferta do evento gastronómico, organizado com os apoios da Vertentitinerante Lda e da União das Freguesias de Setúbal, inclui gambas à la guilho e cozidas, amêijoas, arroz de marisco, sapateira recheada e lagosta.
O vinho da região é uma das escolhas para acompanhar a comida, com a Quinta de Catralvos, marca anfitriã do evento, a apresentar uma seleção que vai do frisante aos vinhos brancos e rosés para a perfeita harmonização com os sabores do mar.
O certame, que dispõe ainda de bebidas como cervejas e refrigerantes, tem um funcionamento similar ao do Festival de Francesinhas, realizado no mesmo local, em agosto, com uma zona específica de pagamento das doses e emissão das senhas para entrega nos espaços gastronómicos e correspondente levantamento dos pedidos.
A primeira edição da Festa do Mar – Especial Ostra de Setúbal foi inaugurada no dia 5 pela vice-presidente da Câmara Municipal, Carla Guerreiro, e funciona no horário das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00.
O evento dispõe de um conjunto de atividades paralelas que contemplam workshops, uma palestra, animação musical, divertimentos para os mais novos e venda de artesanato e de doçaria regional.
“Qualidade das ostras do Sado” é o título da palestra, do ciclo Mar à Conversa, que se realiza hoje, às 15h00, na Casa da Baía, conduzida pelo professor do Instituto Politécnico de Setúbal Ricardo Salgado, que desenvolve investigação nas áreas da Ecologia, Biotecnologia Ambiental e Marinha e Aquacultura.
A participação requer inscrição prévia.
No recinto da Festa do Mar, no Largo José Afonso, um conjunto de workshops, conduzidos pela Exporsado e pela Ostra Ribeiro, dá a conhecer técnicas de abertura de ostras nos dias 7 e 8, às 19h00, e a 9, às 12h30. Para o dia 7, às 19h30, está marcado um livecooking, dinamizado pela Exporsado, com a confeção ao vivo de tempura de ostras.
A animação no Largo José Afonso é garantida por insufláveis para as crianças e por quatro espetáculos de combo jazz, nos dias 7 e 8.
O duo Sintoniza-te, com Bernardo Cruz, no piano, e Ivo Rodrigues, no trompete, atuou no feriado de 5 de outubro e regressa ao palco no dia 7, às 20h00. Já o Blue Oyster Trio, composto por Luís Cunha, no trompete, João Espadinha, na guitarra, e Gonçalo Naia, no contrabaixo, encerra o ciclo de performances musicais no dia 8, a partir das 20h00.
A doçaria regional também se associa à Festa do Mar – Especial Ostra de Setúbal com a “Cegas Tradições” a apresentar várias propostas, entre as quais as “Ostras Doces”, uma iguaria confecionada com laranja de Setúbal.
No artesanato a Pedaços de Mar, de Nuno Paulino, disponibiliza uma oferta de peças únicas feitas à base de materiais reciclados provenientes do mar.