O setubalense Martim Ribeiro é um dos trinta jovens portugueses que participam, no dia 16, no primeiro voo parabólico a realizar em Portugal, no qual vai poder experimentar a sensação de gravidade zero.
Martim, 17 anos, estudante do 12.º ano da área de Ciências e Tecnologia, é o único jovem do distrito de Setúbal a integrar o grupo de finalistas do projeto Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia, promovido pela Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space.
O objetivo da iniciativa, que recebeu 460 candidaturas de jovens do ensino básico e secundário provenientes de todo o país, é levar os participantes a experienciar o que os astronautas sentem quando estão no espaço, ou seja, a sensação de gravidade zero.
Os jovens finalistas do projeto Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia partem no dia 16, da Base Aérea n.º 11, em Beja, a bordo do Airbus A310, da empresa francesa Novespace, para o primeiro voo parabólico realizado em Portugal.
Para que seja possível sentir o efeito da falta de gravidade, o piloto começa por fazer uma subida vertiginosa de 7600 metros durante vinte segundos, reduzindo depois o impulso do motor praticamente a zero para que o avião realize uma parábola.
O Airbus A310 continua a subir até atingir o ponto de inflexão da parábola, a 8500 metros, e depois desce em queda livre, durante 22 segundos, período em que os passageiros flutuam devido à ausência de peso. Estas manobras são repetidas trinta vezes por voo.
Os trinta finalistas passaram por quatro fases eliminatórias, nas quais foram testadas várias competências, designadamente a criatividade dos concorrentes, a sua perceção espacial e as aptidões físicas.
A última fase do concurso consistiu numa entrevista para analisar as capacidades comunicativas dos candidatos.
Antes do voo, a realizar ao largo do Algarve, os jovens têm uma semana de formação.
Os trinta estudantes serão, durante o ano letivo de 2022/2023, embaixadores desta iniciativa junto da comunidade escolar, com o objetivo de divulgar a sua experiência junto dos colegas e professores, de forma a contribuir para estimular o interesse pelo espaço.