A inauguração oficial ocorreu a 26 de outubro. Nesta ocasião, o projeto foi apresentado pelos estudantes do 9.º e do 12.º ano do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, assim como pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Mondim, onde a exposição tinha estado anteriormente. Esta mostra centra-se na temática dos direitos humanos e da democracia, sendo particularmente relevante dada a atual conjuntura mundial. José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, expressou a sua satisfação ao ver a exposição no seu município, destacando-a como uma oportunidade para fortalecer relações de cooperação e parceria e elogiando o seu caráter informativo e educativo.
Este projeto enquadra-se num contexto nacional, resultando de uma parceria entre a Embaixada do Reino dos Países Baixos, a Anne Frank House, a Associação Comunidades que Florescem e a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. Catarina Mendes, coordenadora e representante da Associação Comunidades que Florescem, sublinhou o papel dos jovens neste projeto. Estes não só participam nas visitas guiadas, como também debatem a discriminação e os desafios de viver em sociedades não democráticas. O grande propósito, para Portugal, é inspirar-se em modelos internacionais e criar um clube de Guias Anne Frank, fomentando assim o respeito pelos direitos humanos e pela cidadania.
Catarina Mendes destacou ainda a singularidade deste projeto, criado pela Anne Frank House, uma instituição que conta com profissionais de excelência em diversas áreas. O objetivo central é perpetuar a memória de Anne Frank, informar sobre o regime Nazi e sensibilizar sobre as consequências nefastas do racismo e dos preconceitos. Acima de tudo, procura-se incentivar a cidadania ativa, usando a história de Anne e da sua família, que fugiram durante a 2.ª Guerra Mundial, como catalisador.
Até dezembro de 2024, esta exposição irá visitar várias escolas no norte de Portugal. Em Celorico de Basto, estará disponível na Casa da Terra até 10h00 do dia 10 de novembro, destinada tanto à comunidade escolar como ao público em geral.