A 12.ª edição da feira Observanatura, dedicada ao turismo de natureza, teve início na Herdade de Mourisca, em Setúbal, e focou na promoção do património natural protegido, adequado para o desenvolvimento de atividades específicas.
Esta edição foi organizada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) em parceria com os municípios de Setúbal, Sines e Santiago do Cacém, e com o apoio da TroiaNatura. Após um intervalo de três anos, devido à pandemia, a Observanatura voltou com uma abordagem renovada, abrangendo uma área desde Setúbal até Santo André.
No arranque da 12.ª edição, destacou-se a importância da gestão colaborativa de territórios como o Parque Natural da Arrábida e a Reserva Natural do Estuário do Sado, envolvendo múltiplas entidades.
Na Herdade da Mourisca, os visitantes puderam experimentar uma variedade de atividades, desde observação de aves, passeios pedestres, equestres e de barco, a mercados de produtos regionais, workshops e conferências.
Cristina Coelho, responsável pelo Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Emergência Ambiental da Câmara Municipal, enalteceu a parceria com o ICNF, enfatizando a riqueza das experiências oferecidas.
Rui Pombo, do ICNF, reforçou a vitalidade das áreas protegidas e o impacto positivo que estas trazem ao território. Anunciou ainda que, durante a semana, haverá atividades em Troia, focadas na educação ambiental para escolas, e no próximo fim de semana, o evento estender-se-á à Lagoa de Santo André.
O evento contou com mais de 30 expositores relacionados com o turismo de natureza, produtos regionais e associações. Apesar das condições climatéricas no domingo, houve uma boa adesão do público, nomeadamente entidades do setor turístico.
Entre os destaques, esteve a harmonização de vinhos e degustações de produtos locais, observação de aves do Estuário do Sado, passeios de barco e equestres pela Herdade da Mourisca e workshops de fotografia na Estação da Biodiversidade do Instituto Politécnico de Setúbal.
No domingo, os participantes tiveram a oportunidade de anilhar aves e explorar a salina da herdade, com uma degustação especial de sarcocórnia.
O início da 12.ª edição também foi marcado por palestras de especialistas em ambiente e biodiversidade. Para os mais jovens, o Espaço Kids Natureza ofereceu ateliers pedagógicos.
A Observanatura continua esta semana em Troia e encerra na Lagoa de Santo André no próximo fim de semana.