No passado dia 29 de outubro, a Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras foi palco da inauguração da exposição "Vínculo de Vida", que permanecerá aberta ao público até 27 de janeiro de 2024. Esta mostra é o fruto do trabalho conjunto de Renata Bueno, Afonso Cruz, Pedro Grenha e Daniel Medina, desenvolvido durante uma residência artística que assinala as duas décadas de existência desta infraestrutura cultural. O projeto "Vínculo de Vida" visa estabelecer um elo entre os artistas, os comerciantes, os moradores do centro histórico e o espaço cultural em si.
Durante a cerimónia de inauguração, Ana Umbelino, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, sublinhou a necessidade das instituições culturais desempenharem um papel fulcral e de real impacto na vida da comunidade. Afirmou que a exposição é reflexo de um esforço coletivo de artistas e moradores do centro histórico, evidenciando a ideia de que, muitas vezes, estamos geograficamente próximos, mas emocional e socialmente distantes. Esta dinâmica pretendeu, assim, fomentar a proximidade entre vizinhos, numa altura em que a galeria se encontra profundamente integrada no coração histórico da cidade. Há ainda a mencionar a homenagem implícita à exposição fotográfica "Viagem ao Centro Histórico" de Eduardo Gageiro, que havia inaugurado a Paços há 20 anos.
A vereadora realçou, também, que o ritmo acelerado do quotidiano muitas vezes nos torna alheios à cidade e aos seus habitantes. No entanto, com iniciativas como esta, a galeria incentiva a uma observação mais atenta e reflexiva, citando Simone Weil, que defende que a atenção não é apenas um compromisso estético, mas, acima de tudo, ético.
Por fim, foi expressa uma sincera gratidão aos autores pelo seu envolvimento e empenho em estabelecer um diálogo com os habitantes do centro histórico, e aos próprios moradores, que acolheram os artistas nos seus espaços pessoais. Em adição, Renata Bueno e Afonso Cruz reforçaram a necessidade de escutar e observar o que nos rodeia, agradecendo também a Pedro Grenha e Daniel Medina pela recolha e compilação das imagens e sons que integram a exposição.