É inaugurada no próximo dia 7 de maio, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, pelas 18h00, a Exposição “Em Busca dos Sons Esquecidos”, de Pedro Carvalho.
A exposição composta por 27 imagens digitais, a cores, resulta da Prova de Aptidão Profissional de Pedro Carvalho sobre o processo do fabrico artesanal de instrumentos de sinalização sonora de gado bovino e caprino.
O trabalho, realizado em Alcáçovas, numa Fundição Campanil, centra-se no registo fotográfico/documental de todo o processo artesanal de produção de esquilas, guizos e fivelas efetuado pelo único esquilaneiro em exercício em Portugal, Rodrigo Sim-Sim, a quarta geração na Arte da Fundição Campanil.
Natural de Lisboa, onde nasceu em 1999, a fotografia foi sempre um elemento presente na vida do autor, tendo sido esta a forma que encontrou para “contar histórias”. Pedro Carvalho terminou a sua formação na EPI em 2020 tendo, desde essa altura, conduzido o seu percurso profissional na área da fotografia documental.
A exposição, promovida pelo Município de Viana do Alentejo, pode ser visitada até dia 28 de agosto, entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00.