As novas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, no antigo Estabelecimento Prisional situado no centro da cidade, devem abrir portas em setembro de 2022, a tempo do início do próximo ano letivo.
Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, manifestou esta sua opinião na manhã do dia 29 de setembro, aquando da sua visita às obras de adaptação em curso, no âmbito da Semana do Turismo. Acompanhado pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, apontou a data de 27 de setembro de 2022, Dia Mundial do Turismo, para a inauguração oficial do novo equipamento.
Segundo Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, “este é mais um sonho tornado realidade, pois trata-se de um projeto complicado, que já vem de há largos anos”. Do ponto de vista da autarca, “a futura escola. localizada numa zona nobre da cidade, representa um passo importantíssimo, uma vez que, se queremos turismo de excelência, deveremos possuir bons recursos humanos, com qualidade.”
“Quanto mais investirmos na qualificação profissional, maior será a nossa competitividade em termos de destino turístico, neste mercado tão competitivo”, defendeu Isilda Gomes, para quem, “depois de um parto muito difícil, o bebé nasceu, está aqui para crescer e esta obra dignificará, certamente, a cidade de Portimão e a região algarvia.”
Na ocasião, a responsável autárquica realçou “o apoio do Turismo de Portugal aos grandes eventos que são atrativos para nós, como será o próximo Moto GP marcado para 6 e 7 de novembro no Autódromo Internacional do Algarve, onde são esperados, no mínimo, cerca de 60 mil espetadores, o que representa muita gente na chamada época baixa.”
Equipamentos topo de gama
A Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão é atualmente frequentada por 163 alunos, a esmagadora maioria dos quais oriundos do barlavento algarvio e do Baixo Alentejo, tendo ainda estudantes do Brasil, Cabo Verde, Ucrânia, Moldávia e Roménia.
Os cursos mais procurados são os da área de Cozinha, tanto nos de dupla certificação (10.º a 12.º ano), como nos de Especialização Tecnológica (pós-secundário), estando previsto que sejam ministrados no novo estabelecimento de ensino os cursos de Técnico de Restaurante e Bar, Técnico de Cozinha e Pastelaria, Gestão de Restauração e Bebidas, e ainda Gestão e Produção de Cozinha.
A intervenção a decorrer, e que deverá estar concluída no início do próximo verão, contempla a criação de oito salas de aula equipadas com a mais recente tecnologia, duas cozinhas de aplicação com equipamentos topo de gama, auditório com capacidade para 140 pessoas e laboratório com cozinhas individuais, além de bar e restaurante de aplicação.