No dia 4 de outubro celebra-se o Dia Mundial do Animal e o Jardim Zoológico tem surpresas preparadas para assinalar esta importante efeméride.
Neste dia, viaje pelos quatro cantos do mundo em duas visitas virtuais gratuitas que vão ter lugar no canal de Youtube mais selvagem da internet. Pelas 11h00, através da visita virtual “De A(rara) a Z(ebra)”, descubra as espécies que habitam no Zoo, os seus hábitos e estatutos percebendo de que forma pode agir diariamente pela sua preservação. Mais tarde pelas 16h00 entre no mundo da fruta e visite os animais que não dispensam fruta na sua alimentação. Será que os ‘macacos’ gostam de bananas? E os elefantes gostam de gelados de fruta? Conheça estas e outras curiosidades numa visita que termina junto ao ‘Rei’ de Madagáscar, um dos muitos primatas da ilha em perigo de extinção.
Durante o dia, e sem hora marcada, o canal do Jardim tem mais uma surpresa para os seus seguidores. Uma cria nascida há um mês e que não pode receber visitas, mas que os visitantes vão ter a oportunidade de conhecer em primeira mão, virtualmente.
Ainda neste dia conheça a exposição “The Elephant in the Room”, de Inês Correia de Campos e José Figueira, no Roseiral do Jardim Zoológico. Localizado na área de acesso livre, o Roseiral foi concebido para funcionar como um templo ao ar livre. Entre fontes, labirintos, esferas e esfinges, este espaço é por si só uma peça de arte, transformada agora numa galeria para receber uma exposição onde os animais são o foco principal. A exposição tem entrada livre e pode ser visitada em todos os fins-de-semana e feriados até dia 1 de novembro, entre as 12h00 e as 17h00.
Para culminar a ode animal, conheça ainda o Apadrinhamento Individual, um projeto através do qual poderá apoiar uma das cerca de 300 espécies do Zoo e, deste modo, ajudar a promover a sua conservação no habitat natural. Todos os animais do Zoo são apadrinháveis e até dia 4 de outubro todos os novos apadrinhamentos contam com 10€ de desconto.
A principal missão do Jardim Zoológico é desenvolver um parque, tanto zoológico como botânico, como um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental. Aliados a estes fatores estão as vertentes pedagógicas e lúdicas.
O Jardim Zoológico foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica e, atualmente acolhe cerca de 2000 animais pertencentes a cerca de 300 espécies. No dia 28 de maio de 2021 celebrou 137 anos.
Visite o Jardim Zoológico, também em www.zoo.pt, e contribua diretamente para a sua missão.