O Destacamento do Porto da Banda do Exército é o convidado do concerto comemorativo do Dia do Município de S. João da Madeira, que se realiza na Casa da Criatividade a 11 de outubro, pelas 17h00.
A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete na BOL - bilheteira online ou bilheteiras locais (na Loja do Turismo Industrial, no edifício da Torre da Oliva, ou nos Paços da Cultura).
A Banda do Exército – Destacamento do Porto tem por missão assegurar, no respetivo âmbito de atuação, as normas de protocolo relativas às cerimónias e atos militares e participar em atividades culturais e recreativas da responsabilidade do Exército. Desde setembro de 2018, é chefiada pelo Capitão Chefe de Banda de Música, Artur António Duarte Cardoso.
Reconhecida pelo seu “elevado nível artístico”, é “estimada não só na região onde está sediada, mas também em outros locais do país onde se tem apresentado”, como é referido na informação disponibilizada pela Casa da Criatividade a propósito do concerto marcado para 11 de Outubro, dia em que se celebra o 95.º aniversário da criação do concelho de S. João da Madeira.
Noutra proposta da programação cultural do Município de S. João da Madeira, o “storyteller” Miguel Horta vai estar nos Paços da Cultura dois dias antes do concerto da Banda do Exército – Departamento do Porto. Esse escritor, ilustrador e mediador do livro e da leitura realiza, a 9 de outubro, pelas 10h30, uma sessão dirigida a crianças dos 6 aos 10 anos.
Com se lê no blogue “Narração Oral”, Miguel Horta “cruza imaginários como quem mistura pinceladas de cor”, levando o livro e a leitura a “bairros, prisões, bibliotecas, escolas, ruas e barcos”, além de escrever e ilustrar os seus próprios livros.