O período estival é associado a celebrações, júbilo, socialização e no município de Loulé multiplicam-se os eventos populares que surgem com o propósito de proporcionar animação às localidades, reunir amigos e famílias, sobretudo os emigrantes que regressam nestes meses para visitar a sua terra natal.
A abertura do mês de agosto, entre os dias 3 e 6, reserva no Jardim das Comunidades, em Almancil, a Festa de Verão das Comunidades. As distintas culturas que fazem parte da freguesia, como as de Cabo Verde, Venezuela, Roménia, Ucrânia ou Argentina, estarão aí presentes, seja por meio da música, do folclore e sobretudo da gastronomia. Quanto aos espetáculos musicais, o programa inclui Remember Me (4 de agosto), Íris (5 de agosto) ou Matias Damásio (6 de agosto). A cada ano, a promoção do associativismo e do espírito comunitário constitui uma das metas deste evento.
Retornando ao interior, no 5.º dia de agosto, a gastronomia vai ser o ponto alto de mais uma edição dos Manjares Serranos, na aldeia da Cortelha. Neste evento, todos os visitantes têm a oportunidade de saborear pratos típicos da Serra do Caldeirão como o Jantarinho de Grão, o Galo Guisado com Batatas ou as famosas Papas de Milho, entre outras delícias. Haverá ainda uma vasta oferta de artesanato local e animação com o Festival de Folclore do Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão, música e baile.
Nos dias 12, 13 e 14 de agosto, a freguesia de S. Sebastião comemora o seu 133.º aniversário. Um dos momentos mais aguardados será a atuação, no Largo de S. Francisco, do cantor Nuno Guerreiro, acompanhado pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva, no dia 13, às 21h00. A entrada é livre.
No centro da serra algarvia, a sugestão para os dias 11, 12, 13, 14 e 15 de agosto é o Ameixial Summer Fest 2023. Concertos, um pôr do sol ao som de música ao vivo, uma "pool party" no Espelho de Água da Seiceira com a presença de DJ's, espetáculos de luzes, gastronomia, artesanato e produtos regionais, atividades para as crianças, bailes, jogos tradicionais, comédia, caminhada e BTT noturno fazem parte do programa destes quatro dias de festa que levam todos os caminhos até ao Ameixial. Destaque para os cabeças-de-cartaz, UHF, que atuam no palco no dia 12.
Os filhos de Querença reúnem-se para festejar mais uma celebração em honra de Nossa Senhora da Assunção, no feriado de 15 de agosto. Para além do aspeto religioso, com a eucaristia e a procissão com a imagem de Nossa Senhora pelas ruas da aldeia, acompanhada pela Banda Filarmónica "Artistas de Minerva", decorrerá também um leilão de ofertas, um espaço com tasquinhas com petiscos tradicionais e um baile com Mário Neves. Durante o evento, haverá interação com o público por parte de duas figuras bem conhecidas da serra algarvia, Ti Gregoire e Ti Marquinhas.
Já em setembro, nos dias 2 e 3, em pleno barrocal, tem lugar a Feira da Tôr. Uma variedade de atividades preenche estes dias. Iniciativas para crianças, desporto, artesanato, gastronomia e acima de tudo muita música dão vida ao recinto a partir das 17h00. Os Quinta do Bill (dia 2, 23h30) serão um dos destaques de um evento com entrada livre.
Estas são apenas algumas das sugestões para aproveitar os dias e as noites quentes de verão neste concelho, desde o interior até ao litoral.