O Museu Municipal de Tavira, aliando-se à Associação Lais de Guia - entidade dedicada ao Património Marítimo Cultural – e à ASTA – Associação de Artes e Sabores de Tavira, agendou três ações atraentes para a temporada de férias de verão.
A 1.ª atividade, a Rota do Atum-Barril, está marcada para o dia 6 de agosto, às 10h00. O ponto de encontro é na Praia do Barril, em Santa Luzia, local que de 1841 a 1966, albergou uma instalação dedicada à pesca do atum, conhecida como "Barril ou Três Irmãos". Este local, repleto de narrativas fascinantes, oferece uma visão ímpar dos antigos espaços de labor e recreio – casa dos patrões, casa dos pescadores, armazéns e o “cemitério de âncoras” –, cenário da vida dos pescadores e das suas famílias durante os seis meses da estação de pesca.
A segunda iniciativa, a Rota do Polvo, decorrerá no dia 9 de agosto, também às 10h00. Este passeio histórico-etnográfico passará pela vila piscatória de Santa Luzia, conhecida como a “Capital do polvo”. A partir do porto de pesca, onde todos os dias as embarcações chegam carregadas de polvo, será realizada uma caminhada pela vila situada junto à Ria Formosa, possibilitando observar a fauna local, as embarcações, as várias técnicas de pesca e interagir com os pescadores.
Estas rotas estão destinadas a crianças e jovens a partir dos 7 anos, com um limite máximo de 15 participantes cada. As inscrições podem ser feitas através do e-mail associacaolaisdeguia@gmail.com ou do telefone 964 686 729.
Nos dias 16 e 22 de agosto, das 14h30 às 17h30, será conduzida a oficina ”Empreita de Esparto”, sob a supervisão do artesão Bruno Constâncio. O esparto, uma fibra natural que provém de uma planta que cresce no Algarve, é colhido no verão para uso em artesanato: cestaria, tapetes e alcofas.
A oficina dirige-se ao público infantojuvenil (crianças e jovens entre 8 e 14 anos, acompanhados por um adulto), sendo o número máximo de participantes 6. No final da oficina, os participantes poderão levar para casa uma peça de empreita de esparto como lembrança.
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias. Para obter mais informações, pode contactar a organização através do número 281 320 545.