Inserido na agenda "Esposende Verão 2023", a Zona Ribeirinha de Esposende irá receber, no domingo próximo, a 6 de agosto, pelas 21h30, o Festival Internacional de Folclore. Este evento de renome conta com a presença de notáveis agrupamentos etnográficos oriundos da Bolívia, Canadá, Colômbia, Eslováquia, Geórgia e Portugal.
Esta celebração das artes e tradições globais é fruto da colaboração entre a Câmara Municipal de Esposende e o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães.
Ao longo da tarde, antes do espetáculo noturno, os diferentes grupos irão percorrer as ruas e praças da cidade, inundando-as com o colorido vibrante das suas indumentárias, os ritmos únicos e as tradições ancestrais, envolvendo tanto a comunidade local como os turistas num ambiente típico de celebração e apreciação da etnografia.
Em representação dos ranchos folclóricos do município de Esposende, marcarão presença o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães e o Rancho Folclórico As Moleirinhas de Marinhas. No que concerne aos grupos portugueses, também participarão o Rancho Folclórico da Fajarda (Coruche) e o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande (Guimarães). A nível internacional, estão confirmadas as presenças do Ensemble Folklorique Les Éclusiers (Canadá), do Komorný Folklórny Súbor Szöttes (Eslováquia), do Georgian Folcloric Dance Group of University GIPA (Geórgia), da Compañía de Danza Acuarela Boliviana (Bolívia) e do Ballet Folclorico de Casanere (Colômbia).
O folclore, assim, volta a ter lugar de destaque no verão de Esposende. De facto, o Município tem vindo a dar ênfase a este componente cultural e etnográfico, particularmente através da iniciativa "Folclore na Praça", que apresenta espetáculos semanais no Largo Dr. Fonseca Lima, no coração da cidade, com a participação de todos os grupos locais. Há ainda a destacar o evento "Dança Tradicional: Encontro de Gerações", ocorrido no dia 31 de julho passado, que assinalou o final da iniciativa "Esposende a Dançar", sediada na Zona Ribeirinha de Esposende. Para além de fomentar a divulgação e performance dos agrupamentos folclóricos locais, a Câmara Municipal assegura também apoio às diversas atividades desenvolvidas pelos próprios grupos, ao longo de todo o ano.
Esta ação alinha-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas.