Ao longo dos meses de julho e agosto, a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos (BMAC) vai levar a cabo o Projeto Letras ao Sol, concebido para incitar a leitura entre os mais jovens. Este é um processo que se pretende não apenas cognitivo, mas também agradável, lúdico e um veículo de aquisição de novos conhecimentos.
As atividades planeadas para o projeto incluem a promoção de livros de autores nacionais e internacionais, bem como a dinamização de histórias divertidas para crianças entre os 4 e os 12 anos. O conteúdo destas histórias foca-se em temas que promovem a reflexão, a exploração e a partilha de opiniões, abrangendo assuntos como emoções, valores, sentimentos, direitos humanos, nacionalidades e educação ambiental.
Os momentos de contação de histórias e de realização de ateliês terão lugar às terças e quintas-feiras, das 10h30 às 15h00.
No mês de julho, nas datas de 04, 06, 11 e 13, a história contada será “Mensagem numa garrafa” de Abi Pattende, Maria Baker e Vikky Gunn, publicada pela Fundação Total. O ateliê subsequente tem como tema: Vamos salvar o nosso planeta!
No mesmo mês, nos dias 18, 20 e 25, será lida a história “Orelhas de borboleta” de Luísa Aguilar, uma edição da Kalandraka. O ateliê terá como foco o tema: Respeitar a diferença!
Já em agosto, a 17 e 22, será a vez da história “Se eu fosse… nacionalidades” de Francisco José Viegas, uma edição da Booksmile. O ateliê seguinte propõe uma reflexão sobre o tema: Quem és tu?
Por fim, nos dias 24, 29 e 31 de agosto, será contada “O monstro das cores” de Anna Llenas, da editora Nuvem de Letras. O ateliê explorará o tema: Dá cor às tuas emoções!
As atividades estão limitadas a um mínimo de 6 e um máximo de 15 participantes. As inscrições devem ser realizadas através do e-mail biblioteca@cm-tavira.pt ou pelo número 281 320 585, até à sexta-feira anterior à semana da atividade.