As celebrações do 38.º aniversário da ascensão de Ponte de Sor a cidade ganham vida na sua Zona Ribeirinha e arredores, acolhendo as Festas da Cidade, num formato revitalizado de cinco dias, a decorrer de 5 a 9 de julho. Uma variedade de atrações estará presente, como a Mostra de Artesanato e Produtos Regionais, a rica gastronomia local e animação noturna constante.
Na abertura do evento, a 5 de julho, às 19h00, terá lugar a inauguração da Mostra de Artesanato e Produtos Regionais. Por volta das 20h30, os mais pequenos poderão desfrutar do concerto musical Festival Kiitos, seguido do espetáculo de dança MOVE.SOR, uma mostra dos diversos grupos de dança de Ponte de Sor, prometendo contagiar o Anfiteatro da Zona Ribeirinha com ritmo e movimento.
A 6 de julho, a Escola de Música de Montargil e a cantora Bárbara Bandeira, em estreia no novo Palco Cidade, localizado próximo das Piscinas Municipais Descobertas, irão abrilhantar a noite.
No dia seguinte, sexta-feira, a agenda inclui performances de Marisa Liz, uma das artistas mais celebradas da atualidade em Portugal, e da Banda da Sociedade Filarmónica Galveense. A festa continuará com a atuação do DJ Joseph.
A 8 de julho, sábado, dia em que se celebra a elevação de Ponte de Sor a cidade, o palco abre-se para os Tuto Tul, num espetáculo de Artes de Rua, seguido pela Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Ponte de Sor. Às 23h00, o cantor e músico luso-angolano, Ivandro, sobe ao Palco Cidade, sendo a festa posteriormente entregue aos DJs Francisco Gil e Diogo Silva.
Para o último dia das Festas da Cidade, 9 de julho, estão planeadas atividades como o Encontro de Coros no Teatro Cinema, a inauguração do Núcleo do Museu Municipal no Moinho da Zona Ribeirinha, e performances da Orquestra de Harmónicas e de Mica Paprika. O culminar das festividades estará a cargo da cantora Nena, com um concerto pelas 23h00.
Em simultâneo com as festas, a Zona Ribeirinha acolherá a 9.ª Feira Agroflorestal, organizada pela AFLOSOR, com diversos expositores, tasquinhas e momentos musicais. Outra adição ao programa é o Festival de Artes de Rua Bolota, que promete animar as ruas da cidade durante dois dias.
Todos os espetáculos das Festas da Cidade de Ponte de Sor têm entrada livre.