No dia 24 de junho próximo, o Museu de Portimão vai abrir portas, pelas 17h00, para uma exposição do conceituado António Saint Silvestre, intitulada "Teatro da Vida". O tema central desta mostra é baseado em esculturas e instalações da autoria deste artista, que se tem destacado na cena artística internacional.
Saint Silvestre tem uma trajetória e uma vivência fora do comum. Nasceu na África durante a era colonial, cresceu em Portugal no período da ditadura de Salazar, viveu parte da sua juventude num conflito inútil em Angola, viajou pelo mundo e começou a expressar-se artisticamente em Paris. A cidade das luzes acolheu a sua 1.ª exposição individual em 1987, após ter participado em exposições coletivas desde 1983. A sua arte tem sido revelada em diversas cidades europeias, bem como nos Estados Unidos da América e no Japão.
Saint Silvestre, um artista autodidata e barroco, começou a expor os seus primeiros trabalhos individualmente em Paris, antes de abrir uma galeria de arte, encorajado por amigos e admiradores. A partir daí, criou um universo de pequenos personagens que, apesar das suas cores vivas e aparência infantil, expressam seriamente e com tristeza a dor no mundo.
Com um profundo entendimento da fragilidade da existência e da realidade social e política, o artista é um observador perspicaz do grande palco da vida. Descreve um planeta delicado, ao criar histórias e personagens, um a um, desde anjos a demónios e um conjunto de crianças atormentadas pelos pecados do mundo, que denunciam os atos vergonhosos dos homens.
As suas esculturas e instalações revelam uma visão penetrante da vida quotidiana, a atualidade que se faz presente, mais do que transparece, através dos detalhes ínfimos que caraterizam o sentido crítico e sarcástico deste "Molière dos tempos modernos", como foi referido por alguém.
Saint Silvestre vai além, ao desvendar nos seus heróis os artifícios perversos da sociedade contemporânea. Ele dá vida a cada personagem, como se estivesse a escrever e a encenar uma peça de teatro bem resolvida e divertida.
A exposição "Teatro da Vida" estará aberta ao público até 27 de agosto, com o seguinte horário de visitas: terça-feira, das 14h30 às 18h00; de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, até 31 de julho e durante o mês de agosto, terça-feira das 19h30 às 23h00, quarta a sábado das 13h00 às 23h00, e domingo das 15h00 às 23h00.