A Biblioteca Municipal Júlio Dantas, em Lagos, prepara-se para festejar mais um aniversário. Comemorando este marco, realiza-se entre os dias 1 e 11 de novembro a 9.ª edição das "Palavras Mágicas", um evento que junta diversas artes em torno da palavra, com atividades destinadas a todas as idades.
O coletivo RIR, composto por Rui Spranger, Isaque Ferreira e Renato Filipe Cardoso, será responsável pelo arranque do evento. No dia 1 de novembro, às 21h30, apresentam "Nem a Poesia Morre, Nem a Gente Janta", um espetáculo de stand-up poetry que oferece uma viagem pelo universo da poesia, explorando obras de autores intemporais.
Marcantonio Del Carlo é um dos nomes sonantes desta edição. Atuará no espetáculo "Era Uma Vez…Ou Duas e Três", no dia 3 de novembro, às 21h30. No dia seguinte, às 10h00, dinamiza uma "Ação de Formação de Técnicas de Expressão/Comunicação, Aquecimento e Descontração da Voz".
Várias outras noites são dedicadas à narração de contos. Destacam-se "Preciosa Palavra" por Sole Felloza e Miguel Gouveia, e "Contos entre Vales e Montes" por Matia Losego e Antonella Gilardi. A música e a arte de contar histórias também se cruzarão no espetáculo “Contos e Lenga Lendas”, protagonizado por Gil Dionísio.
Não faltará programação para o público escolar. Na Biblioteca, as sessões são abertas a todos, contando com apresentações como "7 Vidas", "Flores de Livro", "Kamishibai Ambulante" entre outras. Mas a iniciativa não se limita às portas da biblioteca. Atividades serão levadas a escolas do concelho e a idosos dos lares da Santa Casa da Misericórdia de Lagos.