No sábado, dia 28 de outubro, o Mercado Municipal de Alenquer, uma peça fundamental do património local, abrirá as suas portas renovado e pronto para receber todos os alenquerenses a partir das 10h00. Esta requalificação, que teve como preocupação manter a essência do edifício original de 1949, oferece agora mais espaços comerciais, totalizando 11. O edifício circundado por lojas, bancas fixas e móveis, também se destaca pelas suas quatro entradas, dois espaços de esplanada e pela reconhecida qualidade dos alimentos comercializados, tudo sob um ambiente mais higiénico, seguro e acessível.
Já as zonas envolventes, nomeadamente a Avenida 25 de abril e a Rua Triana, foram reconfiguradas pensando na mobilidade pedonal. São agora delineadas áreas de estacionamento com um total de 50 lugares, incluindo opções para estacionamento de curta duração, promovendo assim o comércio local.
Tiago Pedro, vice-presidente, realça o caráter renovador do mercado, comparando-o ao Areal, uma zona que ganhou nova vida após a sua requalificação. Este novo mercado oferece um ambiente luminoso e versátil, permitindo uma atividade comercial além do horário habitual. Para Tiago Pedro, os novos espaços que serão postos a hasta pública são extremamente atrativos. A visão é ter um mercado híbrido que, além de fornecer produtos alimentares essenciais, permita uma abordagem inovadora por parte dos comerciantes, beneficiando-se, por exemplo, da esplanada interior. Tiago, responsável pela gestão das obras municipais, fez questão de destacar a cooperação dos comerciantes durante todo o período de obras.
A cerimónia de inauguração contará com a presença de Carlos Miguel, Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território. Será recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Pedro Folgado, e pela restante equipa de vereação.