No contexto do programa "Passeios na História de Tavira", o Museu Municipal de Tavira promove, no dia 19 de outubro, pelas 10h30, uma visita guiada ao antigo Convento da Graça, sob a orientação de Jaquelina Covaneiro, arqueóloga da Câmara Municipal de Tavira, e Ricardo Louro, técnico superior de património cultural da mesma instituição.
O Convento da Graça de Tavira, fundado em 1542, serviu, até 1834, como sede da Ordem de Santo Agostinho na cidade. Ao longo da sua história, o edifício foi sujeito a relevantes obras de reconstrução durante o século XVIII, lideradas pelo artista Diogo Tavares e Ataíde, o que resultou na marca indiscutível da arquitetura barroca. No entanto, a história deste espaço vai muito além das paredes do convento. As escavações arqueológicas realizadas entre 2002 e 2006 revelaram vestígios de um bairro medieval do período Almóada, dos séculos XII e XIII, enriquecendo substancialmente a compreensão da história deste local.
O programa "Passeios na História de Tavira" tem como objetivo promover o conhecimento do passado da cidade e do concelho, destacando a paisagem, os monumentos e as figuras históricas, assim como sensibilizar a população para a importância da proteção e valorização do património cultural.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, estando limitada a um máximo de 30 pessoas. As inscrições podem ser feitas até ao próximo dia 18 de outubro, através da ligação: https://forms.gle/8pm9ZQ2d6ViZF3nJ6