A cidade de Braga, conhecida pelo seu riquíssimo património cultural, lançou nesta 2.ª feira, 19 de junho, o seu festival literário inaugural denominado "Utopia". Este evento, promovido em colaboração entre a 'The Book Company' e o Município de Braga, acontecerá de 2 a 12 de novembro, proporcionando 11 dias repletos de atividades aliciantes para todos os públicos.
"Territórios literários" é o tema dominante do festival Utopia deste ano. O evento vai juntar mais de 100 convidados, entre eles escritores de renome, de diversos campos do conhecimento e da cultura, em vários formatos como conversas, oficinas, passeios literários, sessões em escolas e espetáculos. A participação de figuras como Ricardo Araújo Pereira e Frederico Lourenço, na sessão inaugural a ter lugar no Theatro Circo, é já confirmada.
A nível internacional, vão marcar presença personalidades como Ludmila Ulitskaya, aclamada escritora russa exilada em Berlim, frequentemente cotada para o Prémio Nobel da Literatura, e Karina Sainz Borgo, jornalista e autora venezuelana residente em Espanha. Os nomes portugueses Dulce Maria Cardoso e Susana Moreira Marques também foram confirmados. A Afonso Cruz foi confiada a criação de um espetáculo inédito baseado no conceito de Utopia, que será apresentado durante o festival.
A maior parte das atividades do Utopia serão realizadas no Espaço Vita, especificamente na Capela Imaculada, um local emblemático que destaca o património de Braga. O programa do festival, que inclui entrevistas, oficinas, workshops, espetáculos e outras atividades, será divulgado progressivamente nos próximos meses.
O festival Utopia tem como núcleo a literatura, a partir da qual se expande para outras expressões artísticas e culturais. Os fins de semana serão dedicados ao público geral e às famílias, enquanto que os dias de semana serão orientados para o público escolar e institucional.
Para Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, a iniciativa do Utopia vai muito além de ser simplesmente mais um evento. Ele considera que este festival é um passo significativo para a promoção da literatura e um meio de fortalecer a cultura em Braga, contribuindo assim para a atração turística da região.
A visão de Paulo Ferreira, Diretor Geral da The Book Company, para o festival Utopia não se limita ao contexto nacional. Ele expressou a intenção de expandir o evento além fronteiras, com planos para edições em Espanha e do outro lado do Atlântico, dentro de cinco anos.
A iniciativa Utopia conta ainda com a colaboração de diversas instituições e empresas, incluindo a Imprensa Nacional Casa da Moeda, a Direção Regional de Cultura do Norte, a Universidade do Minho, a Universidade Católica e a Embaixada de Itália, entre outros.