Obras literárias enchem as ruas de Barcelos para a 40.ª edição da Feira do Livro, num ambiente culturalmente rico e diversificado. De 30 de junho a 9 de julho, a Avenida da Liberdade, o Largo da Porta Nova e o Largo Dr. José Novais vão transbordar de narrativas, diálogos com autores, atuações musicais, peças de teatro de rua, entre outras atividades lúdicas, sem esquecer um espaço inteiramente destinado às mentes mais jovens e criativas.
Organizada pelo Município de Barcelos, a Feira deste ano apresenta uma agenda variada que incentiva a comunidade a juntar-se num festival de ampla diversidade cultural. Personalidades literárias como Mia Couto, Pedro Lamares, e Pedro Chagas Freitas irão marcar presença.
Além do comércio de livros, com 21 stands a representar 70 editoras, o evento de dez dias oferece uma variedade de atividades como o lançamento e apresentação de livros (9), diálogos com escritores (10), dois concertos musicais com Mafalda Veiga e Carolina de Deus, bem como animação de rua proporcionada pela VIA3 - Companhia de Teatro, pela Associação D'Improviso e por Pedro Pereira no saxofone.
Os mais pequenos não foram esquecidos e vão poder participar em atividades diárias, tais como pinturas faciais, apresentações de livros, leituras, colorir desenhos, jogos lúdicos e mural de pintura.
O dia 7 de julho será marcado por peças de teatro de rua, nomeadamente "A Passagem da Rainha Santa pelo Caminho Português de Santiago" e "A Lenda do Galo em 10 minutos", protagonizadas pela VIA 3, Companhia de Teatro. O evento culminará com a queimada galega, já característica.
Assim como nos anos anteriores, a Feira estará aberta ao público de segunda a domingo, das 17h00 às 00h00 de segunda a quinta-feira, e das 16h00 às 00h00 de sexta-feira a domingo.
A Mafalda Veiga e Carolina de Deus irão juntar-se ao palco da Feira do Livro para proporcionar momentos musicais, complementando a arte literária. No sábado, dia 1.º de julho, às 21h30, Mafalda Veiga dará vida à sua obra musical; já no dia 8, também sábado, Carolina de Deus apresentará o seu trabalho às 22h00. No último dia do evento, 9 de julho, às 16h00, Rui Vilhena vai realizar a atividade "Música pela Rua".
Dentro da vasta programação cultural, destaca-se a estreia de novas obras literárias. Um exemplo é o livro "Quinta do Tamariz - Lugar de Vinhos com História", de António Vinagre e António Barros Cardoso, que será lançado no 1.º dia do evento, às 17h00. Seguidamente, às 22h00, será apresentado o livro "Manifesto pelos Leitores de Poesia", da autoria de Filipa Leal e Pedro Lamares.
No dia seguinte, 2 de julho, Cândido Sobreiro irá moderar a apresentação do livro "Peças breves sobre a ascensão e queda de uma egoísta chamada Europa", de Ricardo Correia e Vanesa Sotelo. No dia 3 de julho, serão destacadas as obras "A Tatuagem", de David Gilmar, e "Feira do Livro de Barcelos: 40 anos de história", com autores vários. Durante a semana serão apresentados mais títulos, entre eles "12 Chaves para a Felicidade", de Luís Lameira.
Outro aspecto a realçar na Feira do Livro de Barcelos é o programa "Conversas com...", que tem como objetivo aproximar autores e leitores. A agenda de entrevistas inclui nomes como Mia Couto e Rita Ferro (2 de julho – 18h00 e 21h30); Pedro Chagas Freitas (5 de julho – 21h30); Álvaro Laborinho Lúcio e Inês Meneses (8 de julho – 17h30 e 18h30) e Matilde Campilho (9 de julho – 17h00).
A animação infantil também não foi deixada de lado, com uma série de atividades destinadas aos mais novos, entre elas oficinas de música, jogos de tabuleiro, e ateliê de barro.