Em consonância com a chegada do período estival, a Câmara Municipal de Esposende delineou uma estratégia para a valorização dos produtos endógenos agroalimentares e do artesanato do concelho. Esta é uma iniciativa que visa realçar a importância do ESlocal - Programa de Incentivo à Produção e Consumo de Produtos Locais.
Desta maneira, ao longo dos meses de julho, agosto e setembro, a margem ribeirinha de Esposende tornar-se-á o palco de apresentação dos diversos produtos elaborados por produtores e artesãos locais. Este período de maior afluência de visitantes, incluindo a chegada de muitos emigrantes que retornam à sua terra de origem, oferece uma excelente oportunidade para a divulgação do trabalho destes profissionais.
Este projeto enquadra-se perfeitamente nas directrizes do ESlocal e no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende: 2023_2027, cujo objetivo é estar em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A ideia é potenciar a promoção e venda de produtos locais, incluindo cervejas e licores artesanais, bem como artesanato em madeira, croché, bijuteria e outras formas de arte manual.
No decorrer desta campanha de promoção, os visitantes terão a oportunidade de apreciar as criações de Alberta Domingues, Ana Sofia Martins, Aurora Lima, Carla Alves, Cristina Reis, Dores Viana, Fernanda Regado, Isabel Sá Cardoso e Marília Agonia, bem como os famosos Licores Cardoso e a Cerveja Coice.
Reconhecendo a importância económica, cultural, social e comunitária dos produtos locais, o ESlocal - Programa de Incentivo à Produção e Consumo de Produtos Locais pretendeu desde o início promover, divulgar e apoiar a produção local. Foi assim que se lançou a 1.ª pedra deste ambicioso projeto, cujo lema é "compre com a razão, desperte o coração porque…o que é nosso é bom". O desejo é que esta rede de produção local se torne cada vez mais robusta e expansiva, valorizando as particularidades e a "endogeneidade" do território concelhio.
O artesanato local é também alvo desta iniciativa, procurando-se honrar e prestigiar a arte nascida das mãos dos nossos artesãos. O junco de Forjães, os trabalhos em pedra e madeira, bordados e peças em croché são alguns exemplos que evocam tradições e memórias de tempos remotos.