O Caramulo Experience Center, a mais recente adição ao Museu do Caramulo, totalmente dedicado ao fascínio pelos automóveis, festejou recentemente o seu 1.º aniversário e recebeu agora, a título temporário, dois ícones da Fórmula 1: um Jordan 199 e um Sauber C18, ambos de 1999.
O Jordan 199, comandado por Heinz-Harald Frentzen e equipado com um motor Mugen-Honda MF-301HD 3.0 L V10, foi o modelo mais bem-sucedido da equipa Jordan, durante os seus 15 anos de participação no Campeonato Mundial de Fórmula 1. Graças a este monoposto, Frentzen conquistou duas vitórias, uma pole-position e contribuiu de forma crucial para a Jordan alcançar o 3.º lugar no Campeonato Mundial de Construtores. Ademais, Frentzen teve uma possibilidade real de vencer o Campeonato de Pilotos, marcando assim a sua melhor temporada na Fórmula 1.
O Sauber C18, ao serviço de Jean Alesi, piloto ítalo-francês de renome que também competiu por equipas como a Tyrrel, Ferrari, Benetton e Prost Grand Prix, dispõe de um motor Petronas (a versão-cliente do motor Ferrari 048/B/C 3.0L V10). Recordemos que, após o grave acidente de Michael Schumacher no Grande Prémio da Grã-Bretanha, em julho de 1999, Jean Alesi esteve muito próximo de retornar à Ferrari para substituir o campeão alemão, face aos resultados insatisfatórios obtidos ao longo dessa temporada com a equipa suíça de Hinwil.
O Jordan 199 e o Sauber C18 poderão ser admirados no Caramulo Experience Center nos próximos três meses, disponíveis para visitação todos os dias da semana, das 10h00 às 18h00.
Localizado na Vila do Caramulo, num antigo complexo industrial edificado no início dos anos 70, o Caramulo Experience Center aloja numa área superior a 2.400m2 uma oficina de restauro e manutenção de carros clássicos, as reservas da colecção do Museu do Caramulo, um espaço expositivo, um centro de documentação e uma loja especializada em produtos para automóveis clássicos, entre outros.