Celebra-se hoje, dia 11 de fevereiro, o dia europeu do 112, o número único de emergência, para o qual se pode telefonar gratuitamente a partir de telefones fixos e móveis, em qualquer ponto da União Europeia (UE).
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Esposende promoveu uma ação de sensibilização junto da comunidade escolar, na escola secundária Henrique Medina, Esposende, para a utilização correta do número de emergência.
Entre as informações importantes a reter, refira-se que o número 112 deve ser acionado em qualquer emergência que seja necessário o socorro, seja com suporte de ambulância, de bombeiros ou da polícia. Por exemplo, se testemunhar um acidente de viação grave, observar um prédio em chamas ou uma casa a ser arrombada.
Em contrapartida, não deve ligar para o 112 para obter informações sobre o trânsito, previsões meteorológicas, informações gerais e consultas.
Chamadas desnecessárias podem sobrecarregar o sistema e colocar em risco a vida daqueles que realmente precisam de ajuda de emergência.
Chamadas falsas também podem afetar a resposta a emergências reais.
Ao ligar o 112 deve informar de forma simples e clara, sobre a localização exata e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência. Esta localização é imprescindível para enviar a ajuda necessária, devendo ser o mais completa possível. Deve, também, fornecer o número de telefone do qual está a ligar, o tipo de situação (incêndio, acidente, assalto, etc.), o número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro e complementar com as queixas principais e as alterações que observa.