A Biblioteca Municipal do Cadaval organiza, entre fevereiro e junho, um ciclo de exposições de desenho, pintura e escultura que reunirá alguns artistas de dentro e fora do Concelho. Rui Lima Matos é o primeiro autor a expor, vindo mostrar, de 14 a 28, os seus desenhos a carvão.
O ciclo compõe-se de cinco exposições com duração quinzenal, a decorrerem nas salas de leitura da Biblioteca Municipal, tornando as exposições parte integrante dos respetivos espaços funcionais. Esta articulação da arte com os livros pretende potenciar as visitas e o acesso à arte, de maneira fluída.
As exposições podem ser visitadas, gratuitamente, dentro do horário de funcionamento da biblioteca: segunda a sexta, 10h00/18h00, e ao sábado, 10h00/13h00, com encerramento ao domingo.
De 14 a 28 de fevereiro, Rui Lima Matos dá o pontapé-de-saída nesta iniciativa. Esta primeira exposição do ciclo reúne os 25 desenhos a carvão que o autor ofereceu, em 2018, ao Município do Cadaval.
Rui Lima Matos trabalhou na Olaio, antiga empresa de mobiliário com sede no concelho de Loures.
Após especialização na Escola Artística António Arroio, veio a exercer a profissão de Decorador de Interiores, dedicando-se, hoje, ao ensino e à produção artística.
Reformou-se com 60 anos, mas continuou a desenhar e a pintar, utilizando várias técnicas, desde o grafite à aguarela, assim como o acrílico.
Em 2017, resolveu fazer a doação das obras que produziu, e das que vai produzindo, escolhendo as autarquias por entender serem as instituições indicadas e com melhores condições para a sua preservação, assim como as instituições de solidariedade.