Está a ser desenvolvida, no Município de Esposende, uma campanha de incentivo à adoção de animais, assinalando o Dia Internacional do Animal, 4 de outubro.
A iniciativa, inserida no Plano Estratégico Municipal de Bem-estar Animal, contempla um conjunto de ações promovidas para enfatizar a importância da adoção consciente e valorização da proteção dos animais e pretende sensibilizar a comunidade para a realidade dos animais de rua, alertando os munícipes para a importância de lhes garantir um lar, onde possam ser acolhidos e acarinhados.
Esta campanha complementa o projeto iniciado com a sensibilização realizada junto das crianças da Educação Pré-Escolar, divulgando e incentivando a adoção animal, denominada "Rafeiro: uma raça com estilo". Em comum, as ações de sensibilização visam evidenciar que a solução para os animais de rua passa pelo esforço conjunto que engloba nunca abandonar um animal, incentiva a castração para evitar crias indesejáveis, apoiar a adoção em vez da compra e valorizar o cão sem raça definida.
No âmbito do Plano Municipal para o Bem-Estar Animal, aquele Município tem firmado um protocolo de colaboração com a Associação Animal de Esposende (ANIESP), cujo objeto é a colaboração interinstitucional, nomeadamente para a promoção da adoção de animais de rua, apoio nas campanhas CED (captura, esterilização e devolução), implementação de ações de sensibilização, entre outras.
A implementação, em Esposende, do plano estratégico referido valoriza o papel dos animais na sociedade, dignificando-os, através da disponibilização de melhores condições e da implementação de medidas de proteção, sensibilizando e informando a comunidade, relativamente a estas matérias. O Município procedeu à colocação, no espaço público, de dispensadores de sacos para dejetos caninos, lançou um projeto, em parceria com os Bombeiros Voluntários de Fão, que compreende o funcionamento de uma ambulância de socorro de animais de companhia, estabeleceu parcerias com os vários consultórios de medicina veterinária do concelho e com a Ordem dos Médicos Veterinários para o projeto Cheques Veterinários e criou duas praias para cães.
As atividades relacionadas com o Bem-Estar e a Saúde Animal contribuem para a concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas e que o Município de Esposende subscreveu.