O Theatro Gil Vicente, em Barcelos, inicia o ano de 2024 com uma programação cultural rica e diversificada, destacando-se a presença de nomes sonantes como Luís Trigacheiro, Catarina Furtado, Fred Frith e Tiago Castro nos dois primeiros meses do ano.
A agenda de eventos arranca a 5 de janeiro, às 22h00, com o concerto "Tour Fado do Meu Cante" de Luís Trigacheiro, acompanhado por cinco músicos. No dia seguinte, 6 de janeiro, a Banda Musical de Oliveira dá as boas-vindas a 2024, e a 13 de janeiro, a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música de Barcelos apresenta o Concerto de Ano Novo. Ambos os espetáculos estão agendados para as 21h30.
A música continua a ser uma constante, com o destaque para o concerto "Laying demons to rest" de Fred Frith & Susana Santos Silva a 18 de janeiro, às 22h00, inserido no Ciclo Jazz ao Largo. A sétima arte também terá o seu espaço, com o Cineclube Zoom a apresentar "Fechar os Olhos" de Víctor Erice a 9 de janeiro e "Folhas Caídas" de Aki Kaurismaki a 23 de janeiro, ambas as sessões às 21h30, com bilhetes a 3,5 euros.
Para o público mais jovem, o teatro infantil marca presença com "Pássaros & Cogumelos" por Joana Gama a 7 de janeiro e "Doce Gotinha: uma grande viagem" pela A Tempo - Produção Cultural a 28 de janeiro, ambos com sessões às 16h00 e 18h00. Há ainda teatro para bebés com "Für Beethoven" pela MUDA’TE Companhia de Artes Performativas a 14 de janeiro.
O público adulto pode desfrutar do espetáculo de dança "Heitor Villa-Lobos" a 21 de janeiro, e da peça "Como Quem Arruma a Casa" a 27 de janeiro. A programação de janeiro encerra com humor, com o stand-up comedy "Daqui de Bixo" de Tiago Castro a 31 de janeiro.
A programação "Fora de Portas" inclui atuações de Daniel Knox a 20 de janeiro e de Afonso Dorido e Francisco Silva a 26 de janeiro, inseridos no ciclo de concertos ‘triciclo’.
O Teatro Nacional D. Maria II integra Barcelos na Odisseia Nacional, com atividades entre fevereiro e março, incluindo a exposição “Quem és tu? Um teatro nacional a olhar para o país” e diversas oficinas e debates.
Em fevereiro, o TGV recebe a peça “Branca de Neve” nos dias 3 e 4, "Era uma vez a Vida" a 18 de fevereiro, e "Maria, a Mãe" a 17 de fevereiro. O mês também contará com oficinas para bebés, a peça “Zoo Story” pelo Teatro Nacional D. Maria II, e concertos de Mira Quebec e Diogo Mendes a 23 de fevereiro. O cinema não fica de fora, com a exibição de “A Princesa Errante” e “A Senhora Ogin” nos dias 6 e 20 de fevereiro, respectivamente. O triciclo leva ainda a música de Yegor Zabelov à Igreja do Terço a 8 de fevereiro.