Está prestes a regressar o vibrante festival Primavera Tondela, um evento que reanima a cidade com o encerramento da 1.ª estação do ano, apresentando música ao vivo, artes plásticas e decorações variadas a adornar as ruas da cidade. O início do evento está marcado para esta quarta-feira, dia 14 de junho, e prolonga-se até domingo, dia 18.
O cartaz deste ano é encabeçado por nomes bem conhecidos da música portuguesa como Luís Trigacheiro, Fernando Tordo, Márcia e Mafalda Veiga. O festival desdobrar-se-á em três locais distintos do concelho de Tondela, para além do habitual Parque Urbano, os Largos do Comércio e Anselmo Ferraz de Carvalho, situados no centro histórico da cidade, também receberão palcos e atividades diversas.
Inicialmente agendado para os dias 7, 8, 9, 10 e 11 de junho, o Primavera Tondela teve de ser adiado para uma semana mais tarde devido à previsão de condições climatéricas adversas. Esta alteração obrigou a Câmara Municipal de Tondela a efetuar ajustes na programação do evento.
A cerimónia de abertura, marcada para a quarta-feira, dia 14, terá como protagonista Luís Trigacheiro, que subirá ao palco do Parque Urbano às 22h00. No dia seguinte, também pelas 22h00, o Largo Anselmo Ferraz de Carvalho será palco do concerto de Fernando Tordo.
Na sexta-feira, dia 16, Márcia encantará o público às 22h00 no espaço próximo à Igreja Matriz, seguida pelo projeto Fado & Jazz no Parque Urbano às 23h30 e, à 01h00, o DJ Miguel Simões animará o Largo do Comércio.
No sábado, dia 17, as Marchas de Santo António, integradas no programa do Primavera Tondela, invadem a Avenida Ao Tom D’ Ella, a partir das 21h30, com a alegria e vivacidade das suas músicas e coreografias. Participam neste desfile 12 instituições do concelho, sendo o evento apresentado por Fanny, personalidade conhecida do panorama televisivo português.
Nesse mesmo dia, os Tricôt Só Grandes Malhas sobem ao palco do Parque Urbano às 23h30, seguidos pelo DJ Jay Lyon no Largo do Comércio, à 01h00.
O festival despede-se no domingo, dia 18, com o concerto acústico de Mafalda Veiga, no Parque Urbano, pelas 22h00.
Apesar das alterações nas datas dos espetáculos musicais, as restantes atividades mantêm-se inalteradas. Ao longo do festival, para além da música, serão exibidas instalações artísticas, arte urbana, espaços de leitura, horários alargados de comércio e produtos tradicionais.
A decoração e iluminação de vários espaços públicos e palcos, utilizando materiais recicláveis e reutilizáveis, prometem ser um destaque nesta 2.ª edição do Primavera Tondela. Até mesmo os bancos de jardim dos largos e do Parque Urbano estarão a rigor, com oferta de literatura aos moradores e visitantes.
"A edição anterior do festival foi um grande sucesso. Este ano, pretendemos ir ainda mais longe e é por isso que trouxemos o festival até à zona do comércio tradicional", afirma a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, sublinhando que o objetivo do evento é "reforçar uma matriz de uma organização de desenvolvimento sustentável, que prima pela sustentabilidade social, económica e ambiental".
Programa
Dia 14 de junho (quarta-feira)
22h00: Luís Trigacheiro - Parque Urbano (Palco 1)
Dia 15 de junho (quinta-feira)
22h00: Fernando Tordo - Largo Anselmo Ferraz de Carvalho (Palco 2)
Dia 16 de junho (sexta-feira)
22h00: Márcia e Casa do Povo de Tondela - Largo Anselmo Ferraz de Carvalho (Palco 2)
23h30: Fado & Jazz - Parque Urbano (Palco 3)
01h00: Dj Miguel Simões - Largo do Comércio (Palco 4)
Dia 17 de junho (sábado)
21h30: Marchas - Avenida Ao Tom D’ Ella
23h30: Tricôt Só Grandes Malhas - Parque Urbano (Palco 3)
01h00: Dj Jay Lyon - Largo do Comércio (Palco 4)
Dia 18 de junho (domingo)
22h00: Mafalda Veiga - Parque Urbano (Palco 1).