No próximo dia 21 de junho, entre as 10h00 e as 13h00 e posteriormente das 14h00 até às 17h00, os corredores do Convento do Espírito Santo, em Loulé, serão preenchidos pela dinâmica do Workshop de Introdução ao VJing e Arte Audiovisual, com recurso ao software Resolume.
Com a chancela do Museu Zer0, e contando com a preciosa colaboração da Câmara Municipal de Loulé através das suas Galerias Municipais, esta iniciativa formativa tem a assinatura da obsolete.studio. O workshop abre as portas a artistas, estudantes, técnicos ligados às artes performativas ou a qualquer pessoa que tenha uma prática artística no âmbito do som e/ou do visual.
No decurso desta sessão, os participantes terão oportunidade de explorar de que forma os dados em tempo real e a intervenção do utilizador podem ser aproveitados para manipular ambientes audiovisuais para espetáculos ao vivo e instalações artísticas interativas, utilizando para isso o software Resolume.
A ferramenta Resolume tem um papel de destaque nas performances ao vivo e instalações de vídeo. Oferece a possibilidade de editar e reproduzir vídeos para atuações em palco, VJing, mapeamento de vídeo e instalações artísticas audiovisuais.
Uma introdução abrangente ao software será realizada, permitindo a exploração das suas capacidades para a arte visual interativa, através da utilização de diversos protocolos de comunicação. Posteriormente, os participantes terão a oportunidade de experimentar o software para conceber o seu próprio protótipo de arte audiovisual.
Não é necessário possuir experiência prévia com software AV, embora seja recomendável um interesse genérico na produção visual e/ou musical. As inscrições podem ser efetuadas enviando um e-mail para jcarmo@museu0.pt.
Importa destacar que a participação é gratuita. A formação decorrerá em português e inglês.
No que se refere ao material necessário, os formandos deverão levar um computador portátil (Windows 8.1 ou superior, Mac 10.15 ou superior) com pelo menos 8 GB de RAM, uma placa gráfica de bom desempenho e com o software Resolume Arena instalado, bem como um rato de computador.
Os formandos são incentivados a levar controladores MIDI / OSC, tablets, câmaras, sensores ou qualquer outro hardware que possa ser aplicado durante o workshop como controlador ao vivo. Adicionalmente, e a título opcional, os formandos podem trazer os seus próprios conteúdos, seja música ou visuais, que tenham produzido previamente, para utilizarem durante o workshop.
Por último, a obsolete.studio, responsável pela iniciativa, é um projeto cultural e educativo que cria espaços de aprendizagem, pensamento crítico e criatividade na intersecção da arte e da tecnologia. Os seus workshops, projetos de mediação cultural e investigação artística contribuem para a apropriação de técnicas e possibilitam que os indivíduos tenham um impacto real sobre a sua realidade.