O emblemático Moinho de Maré, situado em Alhos Vedros, será anfitrião, no vindouro dia 17 de junho, às 11h00, da entrega inaugural dos galardões BBBF Prestige Awards. A sessão pretende distinguir os norte-americanos John Primer e Bob Corritore, sublinhando a importância que estes dois ícones do Blues, figuras de destaque da edição deste ano do BB Blues Fest, tiveram no mundo da música.
Passados 12 anos, a comissão organizadora optou por instaurar uma distinção cujo objetivo reside em celebrar as personalidades do Blues que se notabilizaram pelo seu trabalho de excelência. Desta necessidade nasceram os BBBF Prestige Awards, que contam com o apoio e patrocínio do Intermarché Alhos Vedros.
A cerimónia pública de atribuição destes galardões contará com a presença da Associação BB Blues Portugal, bem como da Câmara Municipal da Moita e União de Freguesias da Baixa da Banheira, entidades parceiras na organização do BB Blues Fest.
John Primer
John Primer contribuiu inegavelmente para a formação do som e do estilo do blues de Chicago tal como o conhecemos hoje. Os reflexos da tradição ressoam dos lugares onde ele tocou, como: Maxwell Street, Theresa's, Checkerboard e Rosa's Lounges, reverberam em cada acorde que ele produz. Actualmente, John Primer é uma lenda viva dos Blues de Chicago.
Nascido em 1945 no Mississípi, Primer foi inspirado pelo labor da sua família e pelas canções campestres, nutrindo uma profunda devoção pelos espirituais dos domingos e pelo blues dos sábados. Sonhava em tocar um dia com o lendário Muddy Waters.
Em 1963, Primer muda-se para Chicago e começa a pavimentar o caminho para se tornar um grande bluesman. Fundou a sua própria banda, os Maintainers, em Maxwell Street, mais tarde juntando-se aos lendários Sammy Lawhorn e Junior Wells no Theresa's Lounge. O seu esforço contínuo impressionou Willie Dixon, que o convidou para uma digressão com a sua banda, a Chicago Blues All-Stars Band.
Primer tornou-se um músico reconhecido e, em 1981, o seu sonho tornou-se realidade quando tocou com Muddy Waters. Muddy convidou-o para liderar a sua banda, o que mudou a sua vida para sempre. Após a morte de Muddy, Primer juntou-se a Magic Slim & The Teardrops durante os 14 anos seguintes, viajando por todo o mundo.
Em 1995, começou a liderar a sua própria banda, The Real Deal Blues Band. Primer registou mais de 87 álbuns, 17 dos quais a solo. Escreveu e produziu mais de 55 músicas em mais de 6 editoras discográficas, incluindo a sua própria, Blues House Productions.
Com duas nomeações para os Grammy, dois prémios Lifetime Achievement, inscrito no Chicago Blues Hall of Fame e Blues Foundation Hall of Fame, galardoado com o "Muddy Award" por ser um ícone do blues tradicional, vencedor de 3 Blues Music Awards, Blues Blast Awards e inúmeros outros prémios, John Primer é um ícone do Blues de Chicago.
Bob Corritore
Por sua vez, Bob Corritore é um dos harmonicistas de blues mais ativos e respeitados atualmente. O seu estilo "Old School" foi aprendido na juventude diretamente com muitos dos grandes nomes do Chicago Blues. Esse modo de tocar a harmónica, simpático e simultaneamente fervoroso, está presente em mais de 100 lançamentos até à data.
Nascido em 1956 em Chicago, Bob ouviu Muddy Waters na rádio pela primeira vez aos 12 anos, uma experiência que alterou o rumo da sua vida. Dentro de um ano, já tocava harmónica e colecionava álbuns de blues. Começou a trabalhar sentado na Maxwell Street com John Henry Davis e outros até ter idade suficiente para frequentar clubes de blues.
Em 2007, o Presidente da Câmara de Phoenix proclamou oficialmente o dia 29 de setembro como o "Dia de Bob Corritore", em homenagem às contribuições musicais de Bob para a comunidade. Também em 2011, o Estado do Arizona concedeu a Bob um Certificado de Reconhecimento pelo seu trabalho na música blues.
Bob é também largamente reconhecido pelos seus vários papéis no blues, como líder de banda, dono de clube, produtor discográfico, apresentador de programa de rádio, fundador de fundação artística e um grande fã e participante ativo na música blues em geral.