O Rider, o tradicional desfile de veículos clássicos organizado pelo Museu do Caramulo, decorreu nas estradas da Região Centro e do Planalto Beirão, nos dias 9, 10 e 11 de junho.
Reunindo mais de 80 participantes de Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Países Baixos, o 1.º dia do Rider foi assinalado pela chuva, que testou a habilidade e a resistência de veículos e condutores. Apesar das condições, a jornada foi bem-sucedida, com destaque para máquinas notáveis como o Chevrolet Corvette Stingray, Alfa Romeo GT Junior 1300 Scalino, Ferrari 400i e o Rolls-Royce de 1961 que pertenceu à Princesa Margarida, irmã da Rainha Isabel II. Do lado das motas, modelos como a Laverda 1000, Honda CB750, BMW K1 e a AJS 350 M16 de 1952 também atraíram atenções. Os percursos, delineados por setas, percorreram locais pitorescos como o Grande Hotel do Luso e Penacova, e as belíssimas estradas de Góis, com as paisagens majestosas da Serra da Lousã, a proporcionarem um espectáculo singular aos observadores.
No segundo dia, com tempo mais favorável, a caravana do Rider aventurou-se pelas estradas do Planalto Beirão, visitando a AM Sport e uma colecção privada de clássicos. A etapa incluiu uma visita à Quinta de Marzovelos, em Viseu, e a uma paragem na Quinta de Lemos, para uma apresentação dos seus vinhos e proprietários. De volta, os participantes tiveram a oportunidade de explorar as colecções de Arte e Veículos do Museu do Caramulo, com um jantar de confraternização a ser realizado no Caramulo Experience Center.
No terceiro e último dia, o Rider 2023 levou os participantes pelas estradas da Serra do Caramulo e Vouzela, reeditando algumas secções do Rally Dão Lafões. Na chegada ao Caramulo, veículos históricos como o Benz Dreirad de 1886, o Peugeot Type 19 de 1899 e o triciclo Cudell de Dion de 1898 deram as boas-vindas à caravana do Rider, encerrando em grande estilo a 12.ª edição deste passeio de veículos clássicos.
O próximo passeio Rider já tem datas confirmadas para 14, 15 e 16 de junho de 2024.