A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis lança uma nova campanha, "Razões de Sobra", com o objetivo de estimular a adesão dos seus munícipes a práticas de consumo sustentável, com um enfoque particular na minimização do desperdício alimentar.
Esta campanha de sensibilização arranca com uma fase inicial que pretende alertar a população para a importância da redução da produção de resíduos, combatendo, deste modo, tanto o desperdício como o consumo excessivo. Sob o lema "Para fazer menos", aliado à designação "Razões de Sobra", pretende-se despertar a curiosidade e o interesse dos munícipes, encorajando-os a adotar práticas que promovam a valorização dos resíduos.
O foco deste plano de prevenção recai sobre as estatísticas municipais de desperdício alimentar nas residências e a quantidade de resíduos recicláveis ainda indevidamente direcionados para a fração de resíduos indiferenciados. Serão igualmente apresentadas boas práticas de redução da produção de resíduos, assentes nos princípios de repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, com especial ênfase na prevenção, nomeadamente na redução de aquisições e embalagens. Os benefícios individuais inerentes a estas práticas - como a produção de menos lixo, o menor desperdício e a diminuição do esforço necessário - serão também destacados.
Esta etapa preparatória será seguida por uma fase de sensibilização direta, dirigida a determinados públicos, que visa a introdução de sistemas de recolha específica de biorresíduos e a sua valorização.
Com esta campanha, aspira-se a fomentar uma maior consciência acerca da importância da economia de recursos financeiros e pessoais, tais como tempo e esforço. Pretende-se, também, incrementar os indicadores municipais de valorização de resíduos, gerando economias públicas e privadas na gestão dos resíduos urbanos. Tudo isto se alinha com o cumprimento das metas estabelecidas no PERSU 2030 para Portugal, contando com a colaboração da comunidade e parceiros estratégicos locais.