Em outubro, regressa a Viseu o maior evento de Trail do Distrito: o Viseu Trail Running. Uma prova direcionada a atletas que apreciam corrida e contacto com a natureza.
Depois da pausa forçada em 2020, face ao COVID-19, o VTR renova-se e traz novidades, em 2021.
A promessa de um evento amigo do ambiente, através do selo “Plástico Zero – Papel Zero – Fruta KM Zero” é um dos grandes destaques deste ano.
Para a Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Conceição Azevedo, “a vertente da sustentabilidade ambiental é o que distingue esta prova. Somos Cidade-Jardim e trabalhamos todos os dias para que Viseu seja um território sustentável e de excelência”.
O selo representa as medidas de uma prova que quer ser amiga e protetora do ambiente. Na prática, o material de logística, divulgação ou distribuição aos atletas será reduzido, reciclável ou reutilizável. Para além disso, a organização vai adquirir fruta da época em produtores locais, para distribuição aos atletas. Desta forma, não necessita de transporte e, consequentemente, não se realizam emissões carbono.
O dorsal de corrida que identifica os atletas também é uma novidade: é feito em papel reciclável e plantável. No final da prova, os atletas poderão plantá-lo num vaso ou jardim e nascerá uma planta.
A localização dos percursos da prova também merece destaque. Em 2021, os atletas do VTR vão percorrer o terreno de Calde e Côta - duas Freguesias rurais, repletas de natureza e de cartões-de-visita turísticos.
Este ano, a prova tem também um Embaixador: Ricardo Campos. É o Presidente do Fórum de Energia e Clima, uma organização que nasceu da vontade da sociedade civil de todos os países pertencentes à CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em aprofundar laços e lutar em conjunto pela vitória na Crise Climática.
Faz também parte da organização do “The Climate Reality Project”, criado em 2016 pelo ativista ambiental, ex-vice-presidente dos Estados Unidos da América e Prémio Nobel da Paz em 2007, Al Gore.
É reconhecido, ainda, pelo programa “Hora de Agir”, na TVI24.
Em 2021, o VTR também eleva o seu patamar de exigência no que toca à dificuldade da prova e apresenta novas distâncias de competição. Os atletas podem participar no Trail Curto, com uma extensão de 15 quilómetros; no Trail Longo, que possui 28 quilómetros; ou no Ultra Trail Médio, de 45 quilómetros.
O Trail Longo e o Ultra Trail Médio integram o Campeonato Nacional da ATRP - Associação de Trail Running Portugal, o que significa que os resultados obtidos nestas distâncias farão concorrência a atletas de outras provas do país.
“Tudo faremos - organização, parceiros, patrocinadores e voluntários - para que os participantes se sintam bem, em plena simbiose com a natureza desta extraordinária região. Que possam usufruir de uma experiencia positiva e única, mas que queremos que seja segura. Temos a certeza que a memória desta experiência vos fará voltar para nós”, afirmou o Presidente dos Viriathvs Runners Viseu, Paulo Fernandes.
Este ano, o evento apresenta também uma nova imagem – renovada, jovem e ligada à natureza – e um novo site – mais moderno e intuitivo.
Todos os interessados em participar podem inscrever-se no site da prova, em www.viseutrailrunning.pt. Os preços variam entre os 15 e os 20 euros por atleta, dependendo da distância que pretendam percorrer.
A inscrição inclui o dorsal de corrida, um kit de ofertas sustentável e uma medalha de participação. No final da prova, realiza-se ainda um almoço convívio.
O Viseu Trail Running 2021 é organizado pelo Município de Viseu e pelos Viriathvs Runners Viseu.
Todas as informações sobre a prova estão disponíveis no site do evento e nas redes sociais.