A pianista sanjoanense Nelly Santos Leite sobe ao palco dos Paços da Cultura de S. João da Madeira na sexta-feira da próxima semana, 15 de outubro, às 21h30, para um recital com entrada gratuita. Uma oportunidade para o público ouvir obras de compositores como Debussy, Bach, Chopin, Bach, Gershwin, Chopin, Mozart, Bach, Schumann - A. Fragoso, C. Carneyro, Chopin, V. Lobos e Debussy.
Será uma “viagem” por “quatro séculos de música” (XVII a XX), como assinala a pianista, destacando as diferentes origens dos compositores: Alemanha, Áustria, Brasil, França, Polónia, Portugal.
“Trata-se da apresentação de mosaicos de pequenas peças ou o tecer de mantas coloridas em que se juntam diversos compositores, de diferentes épocas, estilos e origens num fio contínuo que nos leve a sentir a música como um universo sem tempo nem distância... Apenas Música”, afirma Nelly Santos Leite.
Natural de S. João de Madeira, é diplomada com os cursos superiores de Piano e Composição pelo Conservatório Nacional de Lisboa, participou em inúmeros recitais – dentro e fora do país – e conquistou várias distinções, entre as quais o Primeiro Prémio do Conservatório Nacional, Prémio de Honra e Mérito e Medalha de Oiro do Curso Silva Monteiro do Porto.
Desde 1966, Nelly Santos Leite desempenha funções de professora nas áreas da Educação Musical, Composição Superior e Piano, em escolas oficiais e de ensino artístico, tendo ainda integrado o júri de concursos nacionais e internacionais.
Foi diretora pedagógica da Academia de Música de S. João da Madeira entre 1985 e 2014 e diretora artística do Concurso de Piano Florinda Santos, desde a sua fundação, tendo participado no júri de todas as edições, de 1994 e 2014.