O Prémio Municipal de Cidadania 2023, instituído pela Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis, foi entregue ontem numa sessão solene no Auditório da ESAN – Escola Superior Aveiro Norte, em Oliveira de Azeméis. Este prémio tem como objetivo reconhecer e distinguir práticas de cidadania que promovam o sentido de comunidade e contribuam para a identidade do concelho.
Os nomeados para o prémio foram:
Grupo Cesar Solidário
António Luís Grifo
Escola Livre de Azeméis
Correio de Azeméis
Grupo da Boa Vontade
Casa Museu Regional de Oliveira de Azeméis
O Prémio Municipal de Cidadania 2023 foi atribuído ao Grupo Cesar Solidário, pelos valiosos serviços prestados à comunidade, nomeadamente pela oferta de duas ambulâncias à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fajões, e a António Luís Grifo, pelo percurso de vida dedicado à causa pública e ao associativismo, demonstrando um compromisso contínuo com a comunidade.
A cerimónia foi encerrada pelo Presidente da Assembleia Municipal, Amaro Simões, que destacou que “o Prémio Municipal de Cidadania representa momentos altamente gratificantes, pois permite-nos descobrir, constatar e nomear o que de bom e positivo se vai concretizando ao longo de cada ano”. Concluiu afirmando que “todos os nomeados são edificantes, meritórios e criadores da nossa ação, referência e congratulação, o que tornou a tarefa do júri extremamente difícil. Destacar não uma, mas duas candidaturas, e reconhecer a todos como merecedores desta honrosa distinção municipal, foi um grande desafio”.