Já se encontram hasteadas as Bandeiras Azul e Praia Acessível nas Praias Fluviais do Bostelim e de Fernandaires.
A Bandeira Azul foi atribuída à Praia Fluvial do Bostelim pelo oitavo ano consecutivo e à Praia Fluvial de Fernandaires pelo segundo ano consecutivo, destacando a qualidade balnear de ambas.
Esta distinção é concedida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que em 2024 premiou 398 praias portuguesas (mais quatro do que no ano anterior) entre praias costeiras, fluviais, portos, marinas e embarcações de ecoturismo. Destas, seis são novas praias, cinco reentraram e as restantes são renovações. Há ainda a registar sete saídas em relação a 2023.
Em todo o distrito de Castelo Branco, apenas quatro praias receberam esta distinção: Bostelim e Fernandaires em Vila de Rei, Açude do Pinto em Oleiros e Sesmo em Castelo Branco.
A atribuição da Bandeira Azul tem em conta vários fatores, como a informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e de equipamentos, segurança e serviços.
Ambas as praias foram também distinguidas com a Bandeira ‘Praia Acessível’ (Fernandaires pela segunda vez e Bostelim pelo oitavo ano consecutivo), um galardão que destaca as praias que asseguram boas condições de acessibilidade a todas as pessoas, independentemente da idade, dificuldades de locomoção ou outras incapacidades que condicionem a mobilidade.
Na cerimónia do hastear das bandeiras, a vereadora do Município de Vila de Rei, Rosa Martins, destacou: “É sempre um motivo de orgulho ver reconhecida a qualidade das nossas zonas balneares através da entrega de tão importantes distinções. A Bandeira Azul é um galardão de excelência que comprova essa qualidade e mostra que estamos no caminho certo em relação aos investimentos que temos efetuado nas nossas praias, tornando-as ainda mais atrativas. Destaco também a receção das duas Bandeiras Praia Acessível, que testemunham o esforço para criar um turismo mais inclusivo e aberto a todas as pessoas.”