O brasileiro Pauê, que perdeu as duas pernas aos 18 anos num acidente numa linha de comboio, realizará uma palestra gratuita e um workshop na praia de Porto de Mós no próximo dia 17 de junho.
No dia 8 de junho de 2000, Pauê sofreu um acidente grave numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil, percurso que fazia quase diariamente. Com 18 anos na altura, perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo-se sagrado campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais partilha a sua jornada, fazendo uma correlação com o dia-a-dia das pessoas, transmitindo mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.
Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, Pauê estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e um workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, explicando como o surf salvou a sua vida e foi crucial no seu processo de recuperação e reintegração social. Esta iniciativa, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta a pessoas de todas as idades e pretende reforçar a ligação de Lagos à modalidade de surf, assim como destacar a importância da inclusão social, do desporto jovem e da superação pessoal.