Desde a passada terça-feira, dia 12 de março, Santa Maria da Feira é oficialmente parte integrante da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa. Este marco representa não só um reconhecimento significativo do empenho e fé da comunidade local, como também abre um novo capítulo na trajetória das celebrações pascais nesta região.
A adesão à Rede Europeia, ratificada numa reunião do comité científico do organismo, consagra Santa Maria da Feira como um exemplo notável no que respeita à conservação das tradições da Páscoa e do seu valioso património cultural. Este reconhecimento, que ultrapassa fronteiras, reflete o forte compromisso da cidade e de Portugal com a preservação cultural, tradicional e espiritual.
A nomeação para a Rede foi uma iniciativa liderada pelo Padre César Costa, presidente do Grupo Gólgota e coordenador da Semana Santa local, tendo a sua inclusão sido validada durante a Assembleia Geral da Rede, que também viu a eleição de Sérgio Mará Velasco Albalá como o novo presidente e a nomeação de uma nova direção, com o Padre César Costa a integrar como vogal.
É de salientar o papel de Rui Ferreira, da Comissão da Semana Santa de Braga e único português no Comité Científico da Rede, que acompanhou e apoiou todo o processo de candidatura, demonstrando o seu parecer favorável. Rui Ferreira marcará presença em Santa Maria da Feira, no dia 16 de março às 21h30, na Igreja da Misericórdia, para a apresentação do livro “Semana Santa de Santa Maria da Feira”.
As celebrações da Semana Santa em Santa Maria da Feira, que se prolongarão até ao dia 7 de abril, incluem 37 eventos culturais e religiosos que prometem enriquecer a experiência de fé e cultura dos participantes, reiterando a importância deste evento tanto para a comunidade local quanto para a herança cristã.