De 23 de março a 7 de abril, Portimão veste-se de festa para celebrar a Páscoa, envolvendo a comunidade e os visitantes numa série de eventos que fundem a tradição pascal com a alegria das festividades em família.
Sob o lema "Viva a Páscoa em Portimão 2024", o município apresenta um programa recheado de atividades litúrgicas e lúdicas, desenhadas para cativar tanto os residentes quanto os turistas que escolhem esta época para visitar a cidade. A iniciativa estende-se por dezasseis dias, oferecendo um diversificado leque de eventos em pontos icónicos da cidade, como a imperdível Caça aos Ovos, o encontro com o Coelhinho da Páscoa e o Mercadinho da Páscoa.
O Largo da Mó, com sua decoração temática, promete ser um dos destaques, proporcionando um cenário ideal para memórias fotográficas desta época festiva. A Praça da República será outro centro de animação, com atividades como passeios no carrossel e um baloiço, disponíveis diariamente entre as 15h00 e as 20h00.
O Jardim 1.º de Dezembro acolhe, de 23 a 31 de março, o Mercadinho da Páscoa, uma iniciativa da Associação Marginália que agrega stands de artesanato e produtos locais, como vinho, queijos e doces tradicionais. O espaço, aberto das 17h00 às 20h00 nos dias úteis e das 11h00 às 20h00 aos fins de semana e feriados, contará também com um photospot temático.
De 29 a 31 de março, crianças até aos 12 anos têm a oportunidade de participar na Caça aos Ovos, uma aventura que percorre a cidade e culmina no Jardim Visconde Bívar, onde o Coelhinho da Páscoa as espera com surpresas. Além disso, no dia 30 de março, o Portimão Arena recebe "Madagáscar Uma Aventura Musical", uma produção de Paulo Sousa Costa, a partir das 16h00.
Ainda no dia 30, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, será palco do Concerto de Páscoa pela Orquestra do Algarve, sob a batuta do maestro Martim Sousa Tavares, às 21h00, com bilhetes disponíveis na bol.pt e nos pontos de venda habituais.
A semana santa em Portimão será assinalada com um programa litúrgico abrangente, distribuído pelas várias paróquias da cidade e incluindo vigílias, eucaristias, missas e procissões.
Esta celebração da Páscoa, promovida pela Câmara Municipal de Portimão, é de entrada livre, convidando todos a participarem nas festividades que destacam tanto a herança cultural quanto o espírito comunitário da cidade.