A Estoril Sol deu início à nona edição do Prémio Vasco Graça Moura - Cidadania Cultural, uma distinção com um valor pecuniário de 20 mil euros. Este galardão, instituído em 2015, consolidou-se como uma das iniciativas de maior prestígio no panorama cultural português. A chamada para as candidaturas estende-se até ao dia 3 de novembro.
O Prémio Vasco Graça Moura visa homenagear uma personalidade portuguesa que tenha contribuído de forma relevante para a Cidadania Cultural do país, seja através de um conjunto de obras ou por um trabalho específico de excecional valia. O premiado pode ser proveniente de diversas áreas, desde escrita, ensaio, poesia, jornalismo, tradução até à produção cultural.
A Estoril Sol, ao promover esta distinção, evidencia o seu compromisso em reconhecer o legado multifacetado de Vasco Graça Moura, destacando a sua notável polivalência criativa. As candidaturas podem ser propostas pelos membros do júri ou por outras personalidades e entidades. Estas deverão ser enviadas, até 3 de novembro de 2023, para o endereço: “Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural ”Gabinete de Imprensa da Estoril Sol – Casino Estoril – Av. Dr. Stanley Ho - 2765-190 Estoril."
Ao longo dos anos, este prémio tem honrado diversas personalidades de renome. Eduardo Lourenço e José Carlos Vasconcelos foram os primeiros laureados em 2016 e 2017, respetivamente. Vítor Aguiar e Silva, Maria do Céu Guerra, Carlos do Carmo, Emílio Rui Vilar e Zeferino Coelho são outros nomes que foram reconhecidos. Mais recentemente, em 2022, a pintora Graça Morais foi premiada pelo seu destacado papel na arte contemporânea europeia.
A decisão sobre o vencedor ficará a cargo de um júri liderado por Guilherme D`Oliveira Martins, um quadro que tem semelhanças com os júris dos Prémios Literários Fernando Namora e Revelação Agustina Bessa-Luís, nos quais Vasco Graça Moura desempenhou um papel preponderante.