Este mês, a Biblioteca Municipal de Tomar celebra o seu 26.º aniversário nas instalações onde se encontra atualmente. As celebrações incluíram a inauguração da exposição “Tabuleiros de histórias numa coleção de marcadores”, que mergulha no universo literário através da extensa coleção de marcadores de Guida Bruno, que se iniciou no Museu do Teatro e hoje conta com cerca de 72 mil peças.
Entre os destaques da coleção, encontramos um marcador artesanal confeccionado pela inigualável Amélia Rey Colaço, uma das figuras mais proeminentes do teatro português, um marcador de Raul Solnado e um pequeno livro de infância pertencente a David Ferreira, filho do célebre David Mourão-Ferreira.
A expositora viu a sua coleção ganhar projeção internacional após a divulgação numa revista da área, o que lhe trouxe ofertas de marcadores dos quatro cantos do mundo, muitos deles em materiais bastante originais. A mostra não só apresenta estes objetos como também "marcadores espontâneos", como antigos bilhetes de elétrico, revelando muito sobre os contextos históricos e locais a que pertencem.
A exposição está disponível até ao dia 30 de novembro, juntamente com “Em quarto crescente”, do coletivo 13 Luas. A agenda cultural da biblioteca ainda reserva, para o sábado, dia 11 de novembro, às 15h30, o espetáculo “Nunca”, pela Companhia de Marionetas do Porto.
A comemoração do aniversário da Biblioteca acontecerá na quarta-feira da próxima semana, dia 15 de novembro, e será assinalada com o espetáculo de poesia “4x100”, que presta homenagem aos poetas centenários de 2023. Este evento contará com duas sessões, uma às 9h30 e outra às 14h30, protagonizadas por Filipe Lopes. Seguidamente, às 15h30, será a hora de cantar os parabéns à Biblioteca e reconhecer os leitores mais dedicados com a entrega de prémios.