A Sertã acolhe, no próximo dia 25 de novembro, um importante encontro na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, inserido no ciclo “Uma Biblioteca com Saúde”. O evento, que terá início às 15h30, abordará a pertinente questão das “Enxaquecas e Cefaleias. E Agora?”, contando com a especialista Beatriz Nunes Vicente, médica interna de Neurologia no Hospital de Santa Maria, para elucidar e esclarecer dúvidas do público em geral. A entrada é franca para todos os interessados.
Dada a relevância do tema, que toca diretamente uma significativa parcela da população - cerca de 15% sofre de enxaqueca, classificada pela Organização Mundial de Saúde como um dos distúrbios crónicos mais limitantes e onerosos -, a sessão promete ser de extrema utilidade. Importa referir que a enxaqueca é mais prevalente no público feminino, com uma frequência três vezes superior em comparação com os homens, e tende a incidir entre os 22 e os 55 anos. Genericamente, cefaleia é o termo empregado para descrever dor de cabeça, sendo a enxaqueca uma das suas formas.
O Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Carlos Miranda, enfatizou a importância destas sessões para o debate e a reflexão sobre temas de saúde atuais, expressando orgulho pelo espaço criado e pela afluência que estas têm registrado. Beatriz Nunes Vicente, que apresentará a palestra, é detentora de um Mestrado Integrado em Medicina pela Universidade de Coimbra, concretizado entre 2011 e 2017, e dedica-se com especial atenção ao estudo e investigação da problemática das cefaleias, contribuindo ativamente em ensaios clínicos na área e integrando a equipa da Consulta de Cefaleias do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte.