Até domingo, Alenquer será palco de uma das maiores manifestações de culto da região: as Festas do Divino Espírito Santo. Esta celebração, que remonta há mais de 700 anos, foi instituída em Portugal no século XIV pela Rainha D. Isabel e pelo Rei D. Dinis, e mantém-se viva até hoje. O ponto alto da programação, organizada pelo Município e iniciada em março, será no próximo fim de semana com a celebração do Domingo de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa.
As festividades iluminarão as ruas e os rostos de pessoas de todas as idades que se dirigem à vila-presépio. O tradicional bodo oferecerá carne, vinho e pão aos visitantes, num gesto de partilha e comunidade. Durante os próximos dias, as ruas estarão adornadas e os tapetes floridos, meticulosamente preparados por dezenas de voluntários e trabalhadores do município, criarão um cenário perfeito para as cerimónias religiosas. Anualmente, milhares de visitantes são esperados para estes momentos memoráveis e emocionantes.
Além das cerimónias religiosas, haverá também exposições, concertos e conferências sobre o tema. A próxima atividade acontece já nesta quinta-feira, a partir das 21h30, com uma conferência e um concerto na Igreja do Espírito Santo.