Neste mês de maio, iniciou-se no Edifício dos Paços do Concelho a iniciativa “Documento do Mês”, que tem como objetivo divulgar o património bibliográfico e arquivístico sob a guarda dos arquivos da Câmara Municipal da Sertã. Todos os meses, será selecionado para exposição um documento do Arquivo Municipal, baseado no seu conteúdo, características do suporte, ligação a efemérides ou beleza iconográfica.
Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, destaca que “iniciativas como esta desempenham um papel fundamental na educação e consciencialização da comunidade local sobre a história, cultura e acontecimentos relevantes do seu concelho”. O autarca acrescenta que este projeto “é culturalmente enriquecedor, revitalizando a ligação da população à sua história e mantendo vivas as suas raízes históricas”.
Até ao final do mês de maio, o documento exposto é a Ata da Reunião da Câmara Municipal do dia 7 de maio de 1974. Trata-se da primeira ata elaborada após a Revolução do 25 de Abril de 1974, presidida pelo então Presidente da Câmara Municipal, José Antunes. Este documento aborda diversos temas, tais como as pretensões dos munícipes em relação ao licenciamento de obras, atravessadouros, reclamos luminosos, concessão de terrenos no cemitério e a deliberação sobre pagamentos ao pessoal e despesas correntes. Na sequência da Revolução do 25 de Abril de 1974, a Câmara Municipal enviou um telegrama ao Presidente da Junta de Salvação Nacional e ao Exército Português, manifestando apoio ao programa dessa Junta e prometendo colaboração para o progresso do concelho e bem-estar do país.
Para enriquecer o acervo histórico do concelho, todas as pessoas que possuam fotografias, cartazes ou outros documentos sobre acontecimentos, pessoas ou locais relevantes do concelho da Sertã podem contactar o Arquivo da Câmara Municipal da Sertã através do telefone 274 600 300 ou do e-mail arquivomunicipal@serta.pt.