No dia 1 de abril, o atleta corre ao lado de alunos dos agrupamentos de escolas do concelho, numa iniciativa solidária em prol dos direitos das crianças. A receita reverte a favor da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Alenquer, proporcionando consultas de acompanhamento psicológico a crianças vítimas de violência na infância.
A fim de alertar para a importância dos direitos das crianças, no próximo dia 1 de abril, o município de Alenquer vai dinamizar a “Volta a Alenquer a Correr Pelos Direitos das Crianças”, uma corrida solidária em prol desta causa.
Nesta corrida, participam alunos dos quatro agrupamentos de escolas do concelho, que terão oportunidade de contribuir de forma ativa para esta causa, passando o testemunho entre si, num gesto simbólico que procura alertar para importância de preservar e proteger os direitos de todas as crianças.
Em paralelo, a iniciativa visa também apoiar o trabalho da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Alenquer, com os donativos de alunos e das famílias a serem convertidos em consultas de acompanhamento psicológico a crianças vítimas de violência na infância.
João Paulo Félix, ultramaratonista alenquerense, é o mentor da iniciativa e vai correr lado a lado com estes jovens. Desde 2020, o sociólogo tem assumido um papel determinante na defesa dos direitos das crianças e, recentemente, percorreu o país numa maratona em prol da causa, centrando as atenções nesta temática.
“Nas situações de mau trato na infância, é necessário acompanhamento constante e um tratamento, o que implica custos. Infelizmente, o Sistema Nacional de Saúde não consegue dar resposta, nem em quantidade, nem em permanência de consultas. Esta corrida é uma forma de apoiar o trabalho da CPCJ e as crianças que mais precisam. Vamos ter a oportunidade de correr à volta do nosso bonito concelho e espalhar a mensagem de que é importante preparar o futuro, sem esquecer os direitos das crianças”, refere o atleta.
A corrida compreende vários percursos e decorre entre as 9h30 e as 15h00, com início no Agrupamento de Escolas Damião de Goes e final na Avenida Jaime Ferreira, junto à CPCJ de Alenquer.
O evento é promovido pela Câmara Municipal de Alenquer e todos os estabelecimentos de ensino do concelho, com o apoio da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), e inaugura o mês da prevenção dos maus-tratos na infância, assinalado todos os anos em abril. Por essa razão, estará igualmente presente Rosário Farmhouse, presidente da CNPDPCJ.
Através desta iniciativa, o município de Alenquer procura igualmente desenvolver boas práticas de cidadania ativa junto da comunidade, bem como criar hábitos de prática de atividade física e promover o bem-estar psíquico das crianças e dos seus familiares.
“É um dar as mãos de muitas instituições envolvidas e de algumas pessoas particulares que, já no passado, revelaram sempre a sua motivação e enorme força para defender, em primeira instância, os direitos das nossas crianças, procurando colocar esta causa no centro do debate atual, como algo que deve ser um pilar da atuação de todas as instituições. Todas as atividades organizadas paralelamente, visam mobilizar a nossa população neste enorme exercício de cidadania ativa e defender os interesses das nossas crianças em situação de fragilidade”, afirma Rui Costa, vereador da Câmara Municipal de Alenquer.
A “Volta a Alenquer a Correr Pelos Direitos das Crianças” demonstra a importância de, enquanto sociedade, tomarmos medidas positivas em prol do outro, aproveitando para colocar o tema dos direitos das crianças no topo da agenda municipal e no seio das preocupações de todas as famílias.